Voluntários se mobilizam para ajudar vítimas do segundo maior incêndio do Amazonas

Cerca de 2 mil pessoas estão desabrigadas.

Imagem de capa - Voluntários se mobilizam para ajudar vítimas do segundo maior incêndio do Amazonas

Nesta segunda (17) um incêndio de grandes proporções atingiu o bairro Educandos, zona sul de Manaus (AM). Aproximadamente 600 casas foram destruídas e mais de 2 mil pessoas ficaram desabrigadas. Desde o dia da tragédia, voluntários do programa social Força Jovem Universal (FJU) se reuniram para uma ação solidária em prol das vítimas. O grupo continua recolhendo doações para distribuir aos desabrigados.

Voluntários de outros programas sociais da Igreja Universal também estão apoiando, como Universal nos Presídios (UNP), Evangelização (EVG) e Grupo da Saúde.

As vítimas estão alojadas em casas de familiares e abrigos improvisados pela Prefeitura de Manaus. Segundo o secretário executivo da Defesa Civil, Fernando Pires Junior, este incêndio é o segundo maior da história do Amazonas, ficando atrás apenas do ocorrido em 2012 no bairro São Jorge.

As chamas começaram por volta de 20h30 e só foram controladas na madrugada de terça. Os voluntários iniciaram as doações no mesmo dia com itens de primeira necessidade, como água, alimentos prontos e artigos de higiene pessoal.  Cerca de mil cestas básicas, 10 mil peças de roupas, colchões e cobertores também foram entregues às vítimas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, há indícios de que a ocorrência tenha começado após a explosão de uma panela de pressão em uma das residências. O vento estava muito forte e ajudou o fogo a se alastrar pelas casas de madeira.

A Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) confirmou que 17 pessoas chegaram a ser atendidas em hospitais de Manaus. Não houve vítimas fatais, mas uma pessoa está internada em estado grave.

Doações e pontos de coletas

“Estamos todos empenhados em dar assistência a esse povo que sofreu com essa tragédia tão triste e amarga. Peço a sensibilização da população. Cada um doe o que puder, seja um quilo de alimento, uma peça de roupa ou até um cobertor, para que então, nós possamos entregar nas mãos dessas pessoas”, disse o Pastor Damião Santos, responsável pelo trabalho evangelístico da região afetada.

O grupo de voluntários está recebendo doações na Av. Leopoldo Péres, 633, Educandos, e em todas as unidades da Universal de Manaus.

Para conferir os endereços clique aqui.

imagem do author
Colaborador

UNIcom