Voluntários se mobilizam para abastecer estoques dos bancos de sangue em Maputo

Campanha de doação seguiu todos os protocolos de prevenção à COVID-19. Durante a ação foram arrecadadas cerca de 200 bolsas de sangue 

Imagem de capa - Voluntários se mobilizam para abastecer estoques dos bancos de sangue em Maputo

Durante a pandemia do novo coronavírus, os bancos de sangue de todo o mundo têm apresentado baixa reserva com mais frequência. Recentemente, na cidade de Matola, província de Maputo, capital de Moçambique, a Universal mobilizou uma grande ação para abastecer os estoques dos bancos de sangue local.

Voluntários e obreiros participaram da campanha de doação de sangue organizada pelo projeto Unisocial. Segundo o Pastor Jorge Fernando, responsável pelo grupo dos obreiros no país, a Universal sempre realiza ações como essa porque sabe que muitos são aqueles que precisam de ajuda. E doar sangue ajuda a salvar vidas.

“Nos sentimos felizes por sempre ajudar também a quem não conhecemos. Mas, com a certeza de que estamos salvando pelo menos uma vida. Pois, além do trabalho espiritual realizado na Igreja diariamente, com essas ações, estendemos a mão aos mais necessitados”, disse o Pastor.

Cada atividade que o projeto Unisocial tem realizado em Moçambique, e também em diversos países do continente africano, conta com a participação direta de centenas de voluntários que, dia a dia, se dedicam a ajudar o próximo. A exemplo do editor de vídeos Flávio Vuma.

“Como somos cristãos, a Bíblia nos diz que temos que ajudar os outros. Esse é um dos mandamentos do nosso Deus. Então, essa foi a primeira vez que doei sangue e estou muito satisfeito por ajudar a salvar vidas, além de fazer o bem para outras pessoas”, declarou Flávio.

Campanha durante a pandemia

A campanha de doação de sangue seguiu todos os protocolos de prevenção à COVID-19 como o respeito ao distanciamento social e ao uso de máscara de proteção individual. Durante essa ação, foram arrecadadas cerca de 200 bolsas de sangue que vão ajudar pacientes dos hospitais locais.

“O Hospital Central de Maputo (HCM) recebe doentes de todo o país. E, essa campanha de doação, promovida pela Universal, vai ajudar muito, porque sempre precisamos acrescentar ao estoque já disponível”, afirmou Beatriz Ubisse, profissional do Banco de Sangue do HCM.

Segundo Emerson Cunha, representante dos Serviços Nacionais de Sangue (Senasa) — que faz a coleta, a testagem e a distribuição de bolsas de sangue para sete hospitais de Maputo — , a demanda por sangue nos hospitais é grande e as campanhas contribuem muito.

“As ações ajudam a aliviar a pressão da necessidade de sangue nos estoques dos hospitais. A Igreja Universal se faz sempre presente para as campanhas de doação de sangue, para que possamos salvar vidas”, concluiu Emerson.

Doar para salvar vidas

Ademais, para saber sobre as ações que a Universal tem realizado em todo o mundo, clique aqui. Você também pode se tornar um voluntário. Encontre aqui o endereço de uma igreja mais próxima de sua casa. Quer saber mais sobre o projeto Unisocial? Acesse a página oficial do grupo no Facebook.

(*) Com informações da Universal em Maputo

imagem do author
Colaborador

Redação(*) / Fotos: Cedidas