Voluntários se mobilizam e doam sangue em Salvador, na Bahia

Ação foi comandada pelo grupo Universal nos Presídios (UNP). Veja como foi

Imagem de capa - Voluntários se mobilizam e doam sangue em Salvador, na Bahia

A população brasileira atualmente conta com mais de 205 milhões de habitantes e, deste total, somente 1,6% é doador de sangue – o equivalente a 16 doadores para cada mil habitantes.
Para estimular o aumento deste número, o grupo Universal nos Presídios (UNP) de Salvador, na Bahia, mobilizou 80 pessoas para uma grande doação na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).
Na manhã do primeiro sábado de agosto, a recepção do Hemocentro ficou pequena diante da demanda de voluntários do grupo que, além de auxiliar no abastecimento do crítico estoque da Fundação, levaram esperança aos que necessitam desse líquido vital.
Alguns integrantes do grupo doaram sangue pela primeira vez, vencendo o medo e a ansiedade, em prol de um bem maior. Foi o caso da estudante Emily Santos Silva, de 18 anos, que colocou o medo de agulhas que sentia no bolso para poder ajudar o próximo.
“Nunca me imaginei realizando este ato e não sabia da importância que meu sangue teria. Me fez muito bem, me senti extremamente privilegiada e tomei a atitude de me tornar uma doadora“, disse a jovem.
A técnica de enfermagem Josefina da Conceição Santos, funcionária do Hemoba, também destaca a importância da ação realizada. “O trabalho da UNP é maravilhoso. É bom que outras pessoas vejam e também compareçam ao Hemocentro”.
Assista no vídeo abaixo outros momentos da ação:

Para ver outras ações realizadas pelo UNP, acesse a página oficial do grupo no Facebook.
(*) Com informações do grupo Universal nos Presídios (UNP) da Bahia

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo (*) / Fotos: Cedidas