Voluntários prestam assistência a 2,1 mil mulheres em situação de acolhimento

Almoço especial e serviços gratuitos serão oferecidos em ação realizada neste domingo (12)

Imagem de capa - Voluntários prestam assistência a 2,1 mil mulheres em situação de acolhimento

O programa social Universal Socioeducativo (USE), em alusão ao Dia da Mulher, realizará neste domingo (12) um almoço especial para cerca de 2,1 mil mulheres que participam de abrigos. A ação acontecerá nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal e contará, ainda, com o oferecimento de serviços gratuitos nas áreas da saúde, beleza e jurídica.

Cerca de 18,6 milhões de mulheres brasileiras sofreram violência física, sexual e psicológica em 2022, de acordo com a quarta edição da pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

“Cheguei ao abrigo com a minha filha de 5 anos, após sofrer muitas agressões verbais do meu ex-marido. Não tinha família em São Paulo, então meu começo ali foi muito difícil e doloroso devido a mágoa que me consumia. Na primeira atividade que participei do Universal Socioeducativo eu percebi que a minha vida poderia ser diferente”, relembra Rosângela Silva, que há um ano é voluntária no USE.

“A mudança foi acontecendo e hoje eu sou fruto desse trabalho. Posso ir nos abrigos e ajudar as mulheres, mostrando-as que podem ter um futuro diferente”, comemora.

O programa social atua, especialmente, com o intuito de ajudar na recuperação de adolescentes em conflito com a lei. No entanto, também realiza ações para amparar pessoas em situação de acolhimento em todo o país.

Segundo o responsável pelo USE, Ulisses Teixeira, as mulheres que estão em abrigos, “infelizmente já passaram por inúmeras situações difíceis como agressões, abandonos, traumas, e muitas delas, não têm expectativa de ter uma vida diferente, acham que suas vidas não têm valor”.

Ulisses explica que o objetivo do almoço é “proporcionar a essas mulheres um pouco de felicidade, em um dia em que muitas acham que ninguém lembra ou se importa com elas”.

Através da iniciativa, as acolhidas terão acesso a atendimento jurídicos, assim como, cuidados com os cabelos, unhas e sobrancelhas. Também haverá aferição da pressão arterial e teste de glicose.

F.S de 53 anos, participa de um abrigo onde tem sido acompanhada pelo programa social há cerca de 5 meses e afirma que tem notado uma mudança em seu interior. “Tenho começado a dar passos diferentes a fim de deixar a mágoa e o ressentimento para trás. As atividades me proporcionam uma nova visão para a vida”.

Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o USE prestou assistência a 92.043 pessoas no ano passado.

imagem do author
Colaborador

UNIcom