Voluntários instruem população sobre o coronavírus e realizam doações de alimentos

Em meio à pandemia, pastores e membros se unem para socorrer os mais necessitados

Imagem de capa - Voluntários instruem população sobre o coronavírus e realizam doações de alimentos

A pandemia do novo coronavírus abalou as estruturas de todos os países, econômica ou socialmente. Neste momento, a solidariedade é essencial para as pessoas passarem por esse período de instabilidade. Na África do Sul, por exemplo, a Universal ajuda a população realizando diversas ações sociais.

O primeiro ato aconteceu no dia 25 de março quando o Bispo Marcelo Pires (responsável pelo trabalho evangelístico no continente africano) e mais 100 voluntários, andaram pelas ruas de Johanesburgo, distribuindo mais de 10 mil panfletos com explicações sobre os riscos e prevenção do COVID-19. Além disso, outras centenas de informativos também foram entregues em outros estados.

Doação de alimentos

O território está em quarentena monitorado por militares desde o dia 27. A previsão é de que o isolamento dure 21 dias. Por isso, muitas pessoas não podem mais trabalhar ou sair para comprar mantimentos. O resultado é a fome.

“Pensando nisso, voluntários da Universal, juntamente com pastores e suas
esposas se mobilizaram para ajudar aos que no momento, não tem nem o que comer, pois estão impossibilitados de trabalhar”, fala o Bispo Marcelo Pires, responsável pelo trabalho da Universal em toda a África.

Até o momento, mais de 10 toneladas de alimentos e produtos de higiene foram arrecados, 613 famílias e mais de 2 mil pessoas já foram beneficiadas por esta ação.

Uma delas foi a vendedora ambulante Joyce Khoza. Impossibilitada de trabalhar, ela e sua família passariam fome se não fossem as doações. “Eu estava tão desesperada, porque na noite passada fizemos a nossa última refeição e não tinhamos mais nada para comer. Estou surpresa com o recebimento desses alimentos e em paz
por saber que agora não irei dormir com fome”, comemorou.

Dificuldades

Apesar dos esforços da Universal e seus voluntários, a arrecadação de alimentos se torna um desafio, por conta das portas dos templos estarem fechadas e as restrições devido a pandemia.

O Bispo Marcelo Pires inclusive fez um apelo nas redes sociais, para que todos que puderem doar alimentos, os tragam nas sedes regionais e estaduais do país. Todas as precauções de higienização serão tomadas para que não haja contaminação.

Também é possível ligar para a central de atendimento da Igreja na África do Sul +27 0861 330 320 e seguir as orientações.

Socorro espiritual

Outra carência suprida pelo trabalho incansável dos pastores é a emocional e espiritual. Não são poucas as pessoas que se desesperam por conta do momento de incertezas. Além de enfrentar depressão e outros problemas pela solidão do isolamento e o medo do futuro.

“A ajuda espiritual é essencial. Durante esta quarentena, mesmo com as portas das igrejas fechadas, as pessoas podem contar com o amparo dos pastores e esposas por meio de telefonemas, mensagens e vídeo chamadas. Além disso, podem participar dos cultos transmitidos diariamente pelo Facebook, YouTube, e às quartas e domingos também pelo Univer vídeo”, completa o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas