Voluntários entregam doações a famílias de comunidade ribeirinha isolada no Pará

Projeto Unisocial, em parceria com o grupo Evangelização, ancorou o barco Santidade à beira das águas que circundam a comunidade para entregar doações de alimentos, roupas, calçados  

Imagem de capa - Voluntários entregam doações a famílias de comunidade ribeirinha isolada no Pará

Há apenas 15 quilômetros de Belém, capital do Pará, – ou cerca de 20 minutos de barco, está a comunidade ribeirinha de Laranjeiras. A comunidade fica na Ilha das Onças, no município de Barcarena, onde grande parte dos moradores não têm acesso à energia elétrica pública e alguns usam geradores para usarem os meios de comunicação. Ademais, eles vivem da colheita do açaí e da pesca, e da comercialização desses produtos.

Com a pandemia e as restrições impostas pela quarentena, a população ficou ainda mais isolada. Recentemente, o projeto Unisocial do Pará, em parceria com o grupo Evangelização do estado, ancorou o barco Santidade ao Senhor à beira das águas que circundam a comunidade para entregar doações de alimentos, roupas, calçados e outros itens de primeira necessidade. Cerca de 50 famílias, aproximadamente 200 pessoas, foram alcançadas com a ação.

“O que podemos ver neste local foi a sede das pessoas. Pois, elas não medem esforços para estar aqui. Os ribeirinhos vêm de longas distâncias para receber, além das doações, sobretudo a oração que é realizada no local. Falamos sobre a importância da Palavra e chamamos aqueles que gostariam de se entregar a Deus”, disse o Pastor Maurício Carraro, responsável pelo trabalho do grupo Evangelização no Pará.

Ação dos voluntários

Os voluntários, além de organizar toda a ação, e seguir as normas adequadas diante da pandemia, se empenham em levar fé e esperança aos moradores da comunidade.

“Às vezes, eles não recebem o amparo suficiente. Por isso, nosso trabalho é muito importante. Porque atende essas pessoas carentes que tanto precisam de um apoio. Atende a necessidade de alimento, mas, principalmente, da Palavra de Deus”, comentou o voluntário Paulo José Andrade de Lima, de 45 anos.

Essa foi a primeira vez que a comunidade de Laranjeiras recebeu a visita de um projeto social. Os moradores ficaram muito felizes e agradecidos pela ação.

“A importância desse projeto é muito grande já que vivemos isolados do mundo. A minha casa é ainda mais distante. Tenho que adentrar num igarapé estreito e seguir caminhando por bastante tempo.Vocês foram os únicos que vieram aqui para nos ajudar. Essa ajuda é fundamental para a comunidade”, afirmou a dona de casa Joelma Teles dos Santos, de 43 anos.

Unisocial

Na Universal, existem dezenas de grupos dedicados a ajudar o próximo, por meio do auxílio material e, principalmente, do cuidado espiritual. Famílias inteiras são beneficiadas com esses projetos e ações sociais.

Um deles é o Unisocial, que se dedica a visitar comunidades de todo o País e levar amparo espiritual e doações de alimentos, roupas e calçados, por exemplo. Também há prestação de serviços voluntários, como atendimento médico, odontológico e de enfermagem, e orientação de assistentes sociais, advogados e outros profissionais, o que torna a obra social realizada pela Igreja a mais completa possível.

Se você deseja fazer parte deste grupo ou realizar suas doações, encontre uma Universal mais próxima de sua casa e obtenha mais informações.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas