Voluntários distribuem 50 mil brinquedos para filhos de presidiários

Eventos em comemoração do Dia das Crianças acontecem em presídios de todo Brasil e pretendem beneficiar 85 mil pessoas.

Imagem de capa - Voluntários distribuem 50 mil brinquedos para filhos de presidiários

Oficina de circo, pula-pula, pintura no rosto, brincadeiras e mais 50 mil brinquedos para serem doados. Esta é a programação dos voluntários da UNP (Universal nos Presídios) durante todo o mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, nas penitenciárias brasileiras. O programa social pretende beneficiar cerca de 85 mil pessoas.

Em São luís (MA), o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, já realizou a sua atividade no dia 7/10, e, pela primeira vez, o evento aconteceu dentro do pavilhão.

Francisco Souza, responsável pela UNP do estado, afirmou que os detentos ficaram muito agradecidos em poder passar o Dia das Crianças com os seus filhos. “Foi uma experiência única! No final do evento, além dos pais, as crianças também nos agradeceram e estavam radiantes com o dia que tiveram”, disse.

Para o diretor da unidade, Ronald Dias, esse foi o primeiro de muitos eventos que virão. “Eu avisei meus colegas de profissão, diretores de outras unidades, sobre a importância desse tipo de trabalho para a ressocialização. Fiquei maravilhado em ver o quanto essa iniciativa beneficiou os detentos”, explicou Ronald.

Segundo o responsável do programa social no Brasil, Clodoaldo Rocha, a UNP promove este evento anualmente com o objetivo de ajudar a suprir a carência que os filhos têm, por viverem longe dos seus pais encarcerados. “Momentos como esses são fundamentais para que as crianças possam criar memórias afetivas junto de seus pais”, concluiu Clodoaldo.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil.

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas, (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), temos no Brasil, 35,5 milhões de crianças (pessoas de até 12 anos de idade) o que corresponde a 17% da população total – 209 milhões de habitantes.

 

imagem do author
Colaborador

UNIcom