Voluntárias da Universal promovem ação simultânea em presídios do Uruguai

A inciativa foi dos grupos Universal nos Presídios e Godllywood. Veja como foi

Imagem de capa - Voluntárias da Universal promovem ação simultânea em presídios do Uruguai

O que você faria se tivesse a oportunidade de passar um dia ao lado de pessoas privadas de liberdade? Essa é a rotina de milhares de voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP), no Uruguai. Diariamente homens e mulheres entram em presídios femininos e masculinos para levar esperança a quem se encontra atrás das grades.

Recentemente, voluntárias dos grupos UNP Feminino e Godllywood realizaram duas ações simultâneas em dois presídios de Montevidéu. Na primeira ação, as voluntárias estiveram no Centro Nacional de Rehabilitación, Unidad 5, de Colon. Na ocasião, as detidas tiveram a oportunidade de entregar suas vidas a Deus e também receberam materiais escolares para seus filhos.

Enquanto mães e crianças recebiam o carinho das voluntárias, outras presas, do Centro Nacional de Rehabilitación Unidad 9, recebiam atenção em uma tarde feminina com cuidados de pele, cabelo e unha.

As presas dos dois lugares, esperam ansiosas as visitas do UNP. Todas muito gratas por saber que foram lembradas por alguém. Suzana Ribeiro Rubio, coordenadora do UNP no Uruguai, conta que entrar em um presídio é ir de encontro à realidade e sofrimento das pessoas. Ela ainda relata já ter presenciado cenas que jamais se esquecerá.

“Já as presenciei colocando fogo no próprio corpo e algumas se cortando. Inclusive, vi uma moça tentando se suicidar, mas consegui tirar a corda que ela estava usando para acabar com a própria vida”, relata Suzana.

Ela afirma com muita precisão que ouvir essas pessoas e ter a oportunidade de ajudá-las, faz com que a vontade de continuar no grupo cresça ainda mais em cada voluntária. “Se eu pudesse estaria lá todos os dias para salvar aquelas almas que clamam por socorro. É muito gratificante quando elas se entregam de verdade, não existe maior presente que esse”, finaliza.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaela Dias / Fotos: Cedidas