Você tem sido reclamona?

Fuja deste comportamento que atrasa sua vida e prejudica sua relação com as outras pessoas

Imagem de capa - Você tem sido reclamona?

Já lhe disseram que você reclama demais ou que briga por tudo? Faça uma análise verdadeira e reflita: você é do tipo que reclama se chove ou se faz sol e quando tem tarefas para fazer ou não? A vida de muitas mulheres é cheia de lamúrias e quem pode afirmar isso são os familiares e as pessoas próximas delas, que acabam servindo como uma espécie de “muro das lamentações” porque vivem escutando suas inúmeras queixas.

Reclamar constantemente, lamentar as perdas, perguntar os porquês e questionar situações tornam-se um hábito negativo e que até afasta as pessoas que mais amamos.

Alguns provérbios bíblicos afirmam o quanto é desagradável a convivência com uma mulher rixosa. Veja alguns deles: “É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta.” (Pv 21.9); “É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.”(Pv. 21.19); e “O gotejar contínuo em dia de grande chuva e a mulher contenciosa, uma e outra são semelhantes.” (Pv. 27.15).

Nestes versículos notamos que é melhor estar em um canto de uma casa humilde ou mesmo no deserto, onde falta tudo, do que morar com uma mulher comparada a uma goteira irritante ou dada a rixas.

Perda de tempo
É preciso repensar as reclamações. Será que elas são realmente necessárias ou se tornaram um costume em sua vida? Quantos momentos deveriam ser prazerosos e se tornam o contrário por causa de queixas? Enquanto você reclama perde, além de tempo, a oportunidade de provocar uma melhoria em si mesma. E, ainda que o erro seja em outra pessoa, não é reclamando que você dará bom exemplo.

Então, experimente elogiar mais e reclamar menos. E, se parece que é impossível mudar mesmo depois de reconhecer esse comportamento, peça ajuda para Deus em oração e deixe que Ele controle suas emoções. Somente por meio de uma comunhão com o Espírito Santo você adquire características preciosas como mansidão e domínio próprio, que refletirão na sua qualidade de vida.

Reconhecer e mudar

Essa mudança aconteceu com a recepcionista Marlena Fernanda da Silva Pereira, (foto abaixo) de 22 anos. Ela conta que reclamava até quando não tinha ninguém por perto. “Eu reclamava de tudo. E, como a maioria das reclamonas, demorei para perceber isso. Descobri esse defeito nas palestras do Godllywood Autoajuda. Nenhuma das minhas amigas tinha coragem de me falar isso. Acho que na época eu não aceitaria ouvir”, diz.

Marlena afirma que passou a analisar seu interior e conseguiu descobrir a raiz de sua frustração. “Nas palestras do Godllywood, descobri muito sobre mim mesma. Percebi que as reclamações que eu fazia me prejudicavam nos aspectos pessoal, social e, principalmente, espiritual. Eu estava ficando para trás em tudo e só via o lado negativo das coisas”, recorda.

Ajuda certa
Marlena conta que sempre buscava o encontro verdadeiro com Deus, mas ele não ocorria pelo fato dela viver reclamando. Então, ela pediu ajuda para o próprio Deus: “fiz propósitos com Deus para receber o Espírito Santo porque sabia que nunca mudaria se não nascesse dEle.

Assim consegui deixar o hábito de reclamar e me livrei de muitos problemas que eram consequência disso. O mais importante é que alcancei o que mais desejava: o Espírito Santo”, conta.

A vida é feita de momentos bons e ruins e razões para reclamarmos sempre existirão: algo que não gostamos no nosso corpo, uma atitude do marido ou dos filhos, os amigos, o trabalho, entre outros. Contudo devemos escolher se seremos apaziguadoras, enxergando mais o lado positivo das situações, ou se reclamaremos, criaremos outros problemas e nos frustraremos. Entenda que a melhor escolha nos momentos que sentimos vontade de reclamar é ficarmos em silêncio e falarmos mais com Deus. Ele é o único que pode realmente nos ajudar.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Getty Images