Você tem “oficializado” seus sentimentos?

As emoções são inevitáveis, mas colocá-las no comando de sua vida pode gerar um grande problema

Imagem de capa - Você tem “oficializado”  seus sentimentos?

Quase todas as pessoas concordam que a mulher tem seu lado emocional mais aflorado do que o homem. Por isso, leitora, é preciso ter cuidado e sabedoria ao lidar com as emoções para não se tornar refém delas.

Muitas mulheres se apegam à desculpa de que são sentimentais para justificar a escolha de viver em função dos sentimentos: é assim que elas se entregam às emoções, vivem sofrendo por situações passadas durante muito tempo e se colocam sempre no lugar de “vítimas”.

Em uma meditação disponível na plataforma Univer Vídeo, a colunista Cristiane Cardoso refletiu sobre o assunto e citou a situação do rei Davi, que se entregou às emoções por causa da perda do filho, como está em 2 Samuel 19.1-2: “E disseram a Joabe: Eis que o rei anda chorando, e lastima-se por Absalão. Então a vitória se tornou naquele mesmo dia em tristeza por todo o povo; porque naquele mesmo dia o povo ouvira dizer: Mui triste está o rei por causa de seu filho”.

A escritora explicou que Davi continuou com a tristeza dentro de si e que isso o prejudicou. “É normal uma pessoa ficar triste por um acontecimento recente, então era de se esperar aquele ‘baque’.

O problema foi ele continuar com aquele sentimento. Esse é um erro muito comum, principalmente entre as mulheres”, disse.

Ela salientou que, quando uma pessoa se deixa levar pelas emoções, ela desvaloriza quem está a seu redor. “Quando você se lança nesses sentimentos, você desvaloriza todo mundo que está ao seu redor, inclusive Deus. No caso de Davi, o Senhor tinha dado a vitória e honrado o rei até aquele momento, mas, por conta dessa entrega ao sofrimento, Davi passou a desprezar o que tinha recebido e todos os que estiveram de seu lado”, afirmou.

É compreensível sofrer em razão de um momento difícil, mas quem é da fé não pode permanecer no sofrimento. “Você precisa chegar ao momento de entregar tudo a Deus e seguir em frente. Você não pode ficar de uma forma que todos a seu redor se sintam mal e sem saber o que fazer porque você oficializa e vive esse sofrimento”, ressaltou.

Cristiane ainda alertou que hoje há mulheres que estão com depressão e ansiedade porque se entregaram ao que sentiam. “Há quem seja cristã, mas ouça de um ateu, familiar ou médico que está com depressão ou ansiedade porque se entregou aos sentimentos e não agiu a fé, apesar de sempre ouvir falar sobre isso.”

Mesmo diante de situações difíceis e sentimentos conflitantes, a mulher precisa viver pela fé e olhar para a frente, evitando, assim, “oficializar” e dar mais espaço ao que sente. “Quando você se entrega aos sentimentos, às dores e ao desânimo e fala sobre eles, é como se estivesse indo ao cartório e os oficializando em você. Então, experimente: mesmo que não esteja bem, evite falar sobre o problema, resista a isso, pois não precisamos oficializar o que sentimos”, finalizou.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: getty images