Você tem cedido às suas inclinações?

Viver conforme o coração e ignorar o espírito gera graves consequências para a vida de uma cristã. Entenda quais são

Imagem de capa - Você tem cedido às suas inclinações?

É comum que as cristãs ouçam que é preciso escolher entre “viver na carne ou no espírito”. No entanto, você realmente já refletiu sobre a seriedade desse assunto? E mais: você tem guiado sua vida por suas inclinações ou pela Vontade de Deus?

Há muitas mulheres que decidiram entregar suas vidas a Deus e fizeram o voto de viver pela Vontade dEle, se inclinando ao Espírito. Entretanto, muitas se deixam levar por seus próprios desejos e vontades, se submetem à carne e se tornam inimigas de Deus, como está enfatizado na passagem bíblica de Romanos 8.7-8: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.

Em meditação sobre o livro de Romanos, a escritora e palestrante Cristiane Cardoso explicou que essa inclinação à carne pode não ser um pecado ou algo ruim inicialmente, mas, muitas vezes, é um desejo do coração da mulher que contraria a Vontade de Deus e, por isso, pode afetar o relacionamento dela com Ele.

Ela destacou que a cristã provoca riscos à sua vida e à sua Salvação ao se submeter à carne. “Quando você faz a vontade da sua carne, você está se fazendo inimiga de Deus, e isso é muito profundo, porque o inimigo de Deus é o diabo”, alertou.

Com base nessa revelação, ela esclareceu que há muitas mulheres que fingem que Deus é o seu Senhor, mas, na verdade, elas servem a si mesmas, ignorando a voz do Altíssimo. “A carne não é sujeita à Lei de Deus porque ela vive conforme o que o coração quer, e ele é enganoso e corrupto. O coração quer o que quer sem pensar no que vai acontecer”, acrescentou.

Os pensamentos e atitudes da mulher que não vive com base no espírito são inconsequentes, pois ela busca apenas a satisfação do próprio prazer. Cristiane ainda advertiu que não adianta viver pelas inclinações carnais e, em alguns momentos, tentar compensar ou encobrir os erros com boas atitudes. “Não é assim que funciona. Se o seu marido fez algo mau para você, a machucou e a ignorou, e depois chega com flores, tentando encobrir o que aconteceu, você não vai aceitar. E com Deus é a mesma coisa, Ele vê suas intenções e não se agrada disso”, alertou.

Ela ainda pontuou que, quando uma mulher cristã vive para satisfazer as próprias inclinações, isso impede que o Espírito Santo habite na vida dela, pois não tem como Ele permanecer com alguém que O ignora, como esclarece a passagem de Romanos 8.9: “(…) se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.

Por isso, é necessário que toda cristã reflita sobre seus desejos e atitudes, avalie se agrada ou não a Deus, se arrependa do seu comportamento e aja conforme a Vontade de Deus, mesmo que ela seja diferente da sua vontade. Muitas mulheres levantam a bandeira de não se anularem em prol de ninguém, mas, para viver no espírito, é necessário anular a si mesma para agradar a Deus. Ao contrário do que possa parecer, anular-se em prol de Deus traz grandes benefícios. “Quando nos anulamos pelo Espírito de Deus, Ele nos vivifica da morte da carne, traz segurança, força, paz e bem-estar”, concluiu Cristiane.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: akinbostanci/getty images