Rede aleluia
Você sabe o que é miopia emocional?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 21 de Julho de 2022 - 17:27


Você sabe o que é miopia emocional?

Ela tem sido uma das principais causas de traições nos relacionamentos. Saiba mais

Você sabe o que é miopia emocional?

No programa “The Love School – A Escola do Amor”, exibido no último sábado (16), os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso, falaram acerca do assunto e mostraram os prejuízos que uma traição causa no relacionamento e na vida dos envolvidos, especialmente, do traidor.

Miopia emocional:

Renato explica que miopia emocional é a tendência que a pessoa tem de focar apenas na adrenalina do prazer momentâneo sem pensar nas consequências de uma atitude movida por um impulso.

Por que isso é importante:
  • “Esse é um dos principais motivos que fazem as pessoas traírem. A miopia emocional faz com que elas busquem satisfazer, acalentar as necessidades emocionais que estão sentindo no momento, sem pensarem no que vão sentir milhões de vezes pior e por muito mais tempo, depois da traição cometida”, destaca Renato.

Por outro lado, ele destaca que um dos grandes sinais de inteligência de qualquer pessoa é a capacidade de pensar a longo prazo, ou seja, no que as suas atitudes de hoje vão trazer amanhã, daqui a 1 ano, 5 anos, dez anos, o resto da vida. Enquanto que os imprudentes, os tolos não estão preocupados com o amanhã, estão sempre pensando no aqui e agora.

O que leva uma pessoa a trair:

De acordo com o apresentador, o problema da traição é a falta de caráter. No entanto, a oportunidade, somada à fraqueza emocional e à inclinação, leva a pessoa a trair os próprios princípios.

  • “Por isso, se você não quer trair, então não se coloque numa posição em que você vai estar vulnerável. Evite a aparência do mal. Se lá no trabalho tem uma pessoa atraente, que te dá bola, que tem uma conversa legal, e você fica dando corda para essa pessoa, o que você acha que vi acontecer? Pense a longo prazo, não seja emocionalmente míope, porque você vai se dar mal”, alerta.
O que os apresentadores aconselham:

Renato destaca a importância de falar sobre o assunto desde o início do relacionamento. Deixar muito claro o que você pensa sobre traição, sobre fidelidade, sobre o que você considera uma traição, enfim, sobre os seus princípios.

  • “Você tem que ter essa conversa antes. Porque se você não tem isso muito bem delineado, você pode deixar abertura”, ensina.
  • “Hoje em dia, o celular é uma imagem fiel de quem a pessoa é. Tudo que ela faz no celular, os aplicativos, as mensagens, o que ela busca na internet, o que ela vê, assiste, o que ela ouve, tudo é uma extensão do que ela é por dentro”, destaca.

A lista dos altos preços de trair que ninguém conta:
  • Casamento destruído
  • Filhos separados
  • Gravidez indesejada
  • Decepção dos parentes e amigos
  • Reputação manchada
  • Caráter questionável
  • Culpa
  • Mentiras
  • Perdas financeiras
  • E muito mais.

Portanto, antes de trair, pense se vai valer a pena o preço que você vai ter que pagar.

A solução para os problemas no relacionamento:

Renato alerta que trair é uma péssima solução para um problema de relacionamento ou do interior de quem trai. Pois, “quando você pensa em trair, na verdade, você está tentando resolver um problema no seu relacionamento ou no seu interior achando que a traição vai afagar, vai compensar, trazer algum alívio, alguma felicidade para você.  Não vai!”, avisa.

A solução certa:

De a acordo com os apresentadores, lidar com o problema que está levando a traição é a solução certa.  “Este problema está te empurrando para a traição, então identifique o problema e encare-o. Não vá trazer um problema maior do que já está acontecendo, traindo o seu cônjuge”, aconselham.

O que fazer após a traição:

Se você já traiu, nós não estamos aqui lhe condenando, estamos apenas mostrando para aqueles que ainda não traíram as consequências de uma traição. Ainda tem jeito para você. A história de Douglas e Paula é uma prova disso. Acompanhe:

Então, faça como eles, venha participar das palestras da Terapia do Amor e aprender como reconstruir a sua vida amorosa.

A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 10, às 15h e às 20h, no Templo de Salomão e em outras localidades. Veja aqui os endereços.


Você sabe o que é miopia emocional?
  • Jeane Vidal / Foto: iStock  


reportar erro