Você quer sair da lama ou ser feito de bobo?

Estão prometendo mudar sua vida com dinâmicas sentimentalistas, mas só um homem racional aprende a melhorar

Imagem de capa - Você quer sair da lama ou ser feito de bobo?

Nos últimos meses, ficaram famosas empresas que promovem palestras e até viagens com homens prometendo mudar a vida deles. Elas prometem despertar o potencial deles, torná-los parte de uma irmandade, que eles aprenderão a ganhar rios de dinheiro e a conquistar a mulher que quiserem, dentre outras falácias.

Para isso, o homem precisa viajar com outros homens, rolar na lama, participar de dinâmicas em grupo, escalar montanhas ou até levar tiros de teaser. Tudo isso pagando muito caro, é claro. Qualquer homem que usa o cérebro pula fora dessas enrascadas, mas muitos preferem ouvir só o coração.

Entre a razão e a emoção

O homem que se deixa dominar pelas emoções está indefeso tanto contra outros homens quanto contra o pecado (leia mais em Provérbios 25:28). E os organizadores dos eventos citados acima sabem disso. Eles se valem da exploração das emoções de homens frustrados para obter lucro. O homem que está com raiva da sua vida ou desenganado vê na escalada da montanha uma oportunidade de ser feliz rapidamente. Basta pagar, participar de um ou alguns dias de dinâmicas e ele se tornará um vencedor mais forte do que todos os outros.

Estar em grupo com outros homens que também estão sofrendo desperta nele um sentimento de pertencimento e, todos juntos, deixam fluir as emoções. Pode reparar: em toda propaganda desse tipo de produto (porque, sim, esse é um produto que visa apenas o lucro), os homens estão emitindo um grito de guerra com raiva, eufóricos ou chorando por terem passado por uma experiência “transformadora”. Eles estão se deixando guiar pelas emoções e não pela razão. E, a princípio, até se sentem bem, mas esse sentimento é fugaz.

O que permanece

Em geral, o que resta depois dessas atividades é a dívida no cartão de crédito. Isso porque qualquer transformação feita à base de sentimentalismo é passageira. O exemplo da casa edificada na areia também cabe aqui: emoções são voláteis e o que foi construído sobre elas, cedo ou tarde, desabará.

Dinâmicas sentimentalistas podem mudar seu comportamento por alguns dias, mas logo a rotina o levará de volta aos antigos erros e a suas consequências. Quando a euforia passar, a frustração e a raiva retornarão.

Como realmente mudar

Quem quer mudar sua vida precisa construir essa transformação sobre a rocha da razão, como a Bíblia ensina em Romanos 12:2 (NVI): “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

A Bíblia não ensina a extravasar os desejos do corpo, mas a mudar a mente, a forma de pensar e, consequentemente, de agir. Para aprender a fazer isso não é preciso trocar a família por uma “viagem legendária”, basta ler a Bíblia, onde estão todas as orientações necessárias para a construção de uma vida próspera. Leia-a, raciocine e não seja feito de bobo.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou, no Instagram, @intellimen e saiba mais informações sobre as palestras.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Lorado/getty images