Você não consegue se perdoar?
O que fazer quando parece impossível se livrar do peso da culpa e seguir em frente
Depois do nosso encontro com Deus, temos a sensação de que uma venda foi arrancada dos nossos olhos. Passamos a enxergar com clareza nossos pecados – dos quais antes não tínhamos consciência – e buscamos viver nos desviando dos erros e de acordo com a vontade de Deus. Apesar disso, como somos seres humanos falhos, quando erramos, buscamos a misericórdia dEle.
Ocorre que muitas mulheres carregam o peso da culpa por um erro que cometeram. Às vezes, essa atitude já aconteceu há muito tempo, mas elas ainda a carregam viva na memória e no coração, mesmo que Deus já as tenha perdoado e, por isso, não se sentem merecedoras das bênçãos dEle.
Foi o que aconteceu com a cozinheira Gilmara da Costa, de 46 anos. Durante muitos anos, ela carregou o peso da culpa por alguns erros cometidos no passado. Gilmara diz que não se perdoava por ter decepcionado a Deus e às pessoas. Ela conta que isso paralisava sua vida: “sentia que minha vida estava parada em todas as áreas como consequência dos meus erros. Buscando a Deus na Universal, aprendi a buscar o perdão e fui perdoada por Deus, mas eu não me perdoava, não me reconhecia como filha dEle nem me sentia merecedora”.
Ela só conseguiu se perdoar quando entregou sua vida como sacrifício no Altar de Deus. “O Altar foi onde decidi deixar o meu passado de erros, seguir em frente e recomeçar sem nenhuma autoacusação”, revela.
O perdão é uma decisão
Em seu canal no YouTube, a escritora e palestrante Nanda Bezerra deixou um recado para quem tem dificuldade de se perdoar. “Faça aquilo que você aprendeu lá no comecinho, quando chegou na Igreja: você ouviu que o perdão não é um sentimento. Por isso, você não vai sentir vontade de perdoar. O perdão é um mandamento. Então, você tem que tomar uma decisão, ou seja, decidir perdoar”.
Ela citou uma passagem bíblica para fortalecer essa decisão. “Parece que é muito pior quando a pessoa que temos que perdoar somos nós mesmas. Medite neste versículo e o leia quantas vezes forem necessárias: ‘E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque Eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.’ (João 12.47).”
Nanda ainda ressaltou que a acusação que está na nossa mente não vem de Deus. “Olhe para a frente. Essa acusação que você sente e ouve na sua mente não vem de Deus, vem direto do inferno porque o diabo é o acusador. Ele está mantendo você nas garras dele para que não consiga se perdoar”, declarou.
Portanto, se você já se arrependeu, abandonou o pecado e pediu perdão para Deus precisa crer que foi perdoada e aprender com o erro.
Não carregue mais esse peso que lhe impede de orar, de jejuar e de se envolver com a Obra de Deus. Se você ainda não tem forças para isso, continue meditando na Palavra de Deus e no que está descrito em Isaías 43.25: “Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não Me lembro.”
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo