Você faz parte do Corpo de Cristo?

A Santa Ceia, retratada na novela Jesus, traz ensinamentos e alertas. Saiba mais

Imagem de capa - Você faz parte do Corpo de Cristo?

A reprise da novela Jesus, produção bíblica da Record TV baseada na trajetória do Messias durante sua missão na Terra, está chegando aos capítulos finais. Muitas cenas são marcantes, como as da crucificação e da ressurreição. Porém, antes desses eventos, Jesus realizou a Santa Ceia, uma cerimônia vivida pelos cristãos até hoje, depois de mais de dois mil anos.

O capítulo que retrata essa passagem bíblica vai ao ar nesta semana. Nele, Jesus (Dudu Azevedo) reúne seus 12 discípulos em um cenáculo para celebrar a páscoa. Ao repartir o pão e o vinho, Jesus revela que há um traidor entre eles (Judas, interpretado por Guilherme Winter).

A cena mostra o espanto e a preocupação dos seguidores do Messias.

A novela também traz um grande ensinamento deixado por Jesus durante a Santa Ceia. Em uma demonstração de humildade, Jesus lava os pés dos discípulos e um importante trecho da Bíblia é destacado: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes”. (João 13.14-17).

A Santa Ceia retratada na novela Jesus ainda reflete momentos de dor e angústia vividos pelos discípulos, que sabiam que o Senhor logo seria entregue aos inimigos. Apesar disso, o capítulo apresenta uma das cenas mais emocionantes do folhetim, em que Jesus canta o Salmo 121.

Pão e vinho
A páscoa judaica foi instituída por Deus em memória da libertação do povo de Israel da escravidão no Egito, conforme o Antigo Testamento. Naquele contexto, o pão ázimo (sem fermento) e o vinho já estavam presentes na celebração, mas ganharam outro significado depois da Santa Ceia de Jesus.

O texto bíblico relata que Jesus pôs-se à mesa com seus 12 discípulos. Ele tomou o pão, abençoou-o, o partiu e o deu a seus discípulos. Em seguida, fez algo semelhante com o vinho: “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” (Mateus 26.26-28).

Corpo e sangue
Desde então, a Santa Ceia do Senhor é um símbolo do sacrifício de Jesus na cruz, que aconteceu para a remissão dos pecados e salvação da Humanidade. “Com o grande martírio do Salvador, novas lembranças seriam instituídas, como Sua morte e ressurreição, mas, antes disso acontecer, Ele pediu que todas as vezes que Seus filhos participassem daqueles elementos se lembrassem da Sua morte”, salientou o Bispo Edir Macedo na Bíblia Sagrada com Anotações do Bispo Macedo.

Embora esse momento remeta a cenas tristes, “não se deve participar dessa celebração com tristeza, mas com alegria e gratidão pelo amor e pela obediência do nosso Salvador, pois somente por meio da morte do Cordeiro o homem tem sua alma livre da escravidão espiritual”, completou o Bispo.

O Cordeiro
Na noite da Santa Ceia, o Senhor Jesus seria o Cordeiro de Deus para a salvação da Humanidade. Por isso, Ele tomou o pão e o vinho para mostrar a Obra de redenção na cruz e instituir a Santa Ceia para a Igreja. “O pão simboliza o corpo, que seria massacrado em sacrifício. Já o cálice que continha o vinho representava o Seu Sangue, que seria derramado para o perdão dos pecados”, explicou o Bispo Macedo.

Você faz parte do Corpo de Cristo?

Renovação da aliança
Até hoje essa celebração é realizada pelos cristãos em memória da libertação espiritual e do acesso à Salvação após a entrega do Messias na cruz. A Santa Ceia é um momento de lembrar que Jesus sofreu humilhações, dores e a morte para salvar aqueles que O buscam. Para os cristãos, é um momento para renovar a aliança com o Altíssimo e ser fiel a Ele.

No entanto é preciso entender que essa cerimônia sagrada não pode ser celebrada de qualquer forma. Quem deseja fazer parte do corpo de Cristo precisa assumir sua Fé e viver em obediência a Ele. “A Santa Ceia é oferecida a todos, mas não é permitida para todos. Ela é somente para os da família de Deus, para os que fazem parte do corpo do Senhor Jesus. Antes de participar dela, eu preciso me examinar e avaliar se estou em condições para isso”, enfatizou o Bispo Macedo.

Santa Ceia do Senhor
É por causa desse significado tão importante dessa passagem para o cristianismo que a Universal realiza a Santa Ceia do Senhor todos os meses nas reuniões de domingo e de quarta-feira, que são dedicadas à renovação espiritual. Durante os encontros, além de fortalecerem a comunhão com Deus, os membros têm a oportunidade de renovar sua aliança com o Altíssimo, lavar seus pecados e erros por meio do “sangue” de Jesus e restabelecer suas forças e saúde por meio do “corpo” dEle.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images