Você está sendo amigo de verdade?

Muitos ainda confundem o que é a verdadeira amizade e podem incorrer em erros que a matam, em vez de cultivá-la

Imagem de capa - Você está sendo amigo de verdade?

Muitos homens não conseguem construir amizades e se sentem mal por isso. Ninguém agrada a todos. Nem mesmo o Senhor Jesus fez isso – e nem quis. Assim como você se identifica em maior ou menor grau com um ou outro indivíduo, as outras pessoas também se identificarão menos ou mais com você. É preciso aceitar isso e seguir em paz, sem autocobranças absurdas, como a de querer agradar a todos.

Erro: agradar demais
Talvez por carência, alguns tentam comprar alguém agradando o máximo que pode ou dando presentes e prestando ajuda. Eles se tornam até grudentos e sufocantes e o efeito é justamente o contrário do pretendido: a pessoa se afasta, incomodada com a atenção excessiva e por ter suas energias sugadas pelo “carrapato”. A Bíblia orienta em Provérbios 25.17: “Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar”. Isso não se aplica só a amizades, mas a qualquer tipo de convívio social.

Claro, não é para virar alguém sem conexão física ou psicológica com outras pessoas. Isolar-se completamente não resolve nada. Agir assim é só o extremo oposto do mesmo erro.

Outro erro: querer moldar as pessoas
Há também o homem que quer que todos ao seu redor pensem exatamente como ele, ajam como ele e falem como ele. É o homem que quer moldar seu amigo à sua imagem e semelhança. É desse fato que nasceram muitos fenômenos sociais nocivos, como as gangues, nas quais alguém tem que passar por um ritual de iniciação – até mesmo crimes – para entrar no grupo, costume muito ligado a várias culturas. Os participantes delas usam a mesma linguagem, vestem as mesmas cores e quem dá um passo fora disso é expulso ou coisa pior. Em um cenário menos drástico, criam-se grupos de homens que contam as mesmas “piadas” de mau gosto, agem da mesma maneira inconsequente nas baladas da vida, etc.

Na verdade, quem quer que o outro seja igual a si acha que é Deus, olha os outros de cima para baixo e os julga e condena. Aqui vai uma pergunta direta: quem é você para “se achar” e querer ver cópias suas em outras pessoas que têm suas próprias almas já ocupando seus corpos? É hora de tomar aquela famosa dose de “semancol” grátis e sem contraindicação. Ninguém pode se considerar um homem se não for humilde – não só da boca para fora, mas com atitudes.

Acerto: equilíbrio
Relacionamentos de qualquer tipo requerem habilidade. Alguns nascem com o dom de interagir bem, enquanto outros precisam desenvolvê-lo e se aprimorar.

Em vez de dar toda a atenção somente aos efeitos ruins desses erros, que tal cortar os males pela raiz? Sim, é possível conviver sem pecar pelo exagero ou pela falta, sem querer moldar o próximo, sem deixar a carência tomar as rédeas e descambar na repulsa e sem causar o isolamento – voluntário ou involuntário.

Para isso, é preciso equilíbrio. Essa qualidade se aplica a um homem que confia no direcionamento do Espírito Santo. É o Espírito que não vai deixar que, na corda bamba que é a vida, você penda para um ou outro lado. Ele o ajudará a seguir pelo único sentido saudável: para a frente – e cercado de boas amizades, ainda que sejam poucas.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images