Você está se aperfeiçoando na carne ou no Espírito?

Cuidado: o declínio espiritual começa com a falta de temor!

Imagem de capa - Você está se aperfeiçoando na carne ou no Espírito?

É comum as pessoas relacionarem a palavra temor ao medo. De fato, se consultarmos o seu significado no dicionário da língua portuguesa iremos constatar que, realmente, temor significa medo, pavor.

Contudo, o termo hebraico para a palavra temer é yir’ah que significa reverenciar, respeitar. Portanto, quando a Bíblia fala do temor a Deus está se referindo ao respeito, consideração, reverência que o ser humano deve ter para com o Altíssimo.

O Bispo Carlos Cucato destaca o que está escrito em Provérbios 9:10:

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9:10

“Então, se tudo começa com o temor, tudo termina com a falta dele. Os anjos de Deus te guardam do mal, mas só o temor te salva do inferno”, observa o Bispo Cucato. Ele acrescenta ainda que temer a Deus é saber que onde você estiver Deus também estará e, portanto, os olhos dEle estarão sobre você.

As consequência da falta de temor

Entretanto, a falta de temor abre espaço para o diabo na vida da pessoa. Infelizmente, é o que temos visto acontecer na vida de muitas, mesmo estando na igreja.

A falta de temor é algo tão sério e tão nocivo à vida do ser humano que Deus fez questão de deixar registrado em Sua Palavra as consequências terríveis que sobrevieram àqueles que Lhe faltaram com temor.

É o caso de Adão e Eva (Gênesis 3),  Ananias e Safira (Atos 5), Judas (Mateus 27), Corá, Datã e Abirão (Números 16), Miriã (Números 12), os filhos de Eli (1 Samuel 2:34), e tantos outros.

De acordo com o Bispo Cucato existem também aquelas pessoas que depois de terem recebido uma bênção de Deus gastam mais tempo com essa bênção do que com Deus e isso também é falta de temor. “Falta de temor não leva somente ao pecado, mas leva a pessoa para longe de Deus”, alerta.

O Declínio espiritual

Foi o que aconteceu com os cristãos da Galácia. Por isso o apóstolo Paulo os exortou em sua carta (o livro de Gálatas), porque eles haviam começado no Espírito, mas estavam perdendo o temor, mudando as prioridades e se afastando de Deus. Embora ainda estivessem dentro da igreja.

O mesmo acontece nos dias de hoje. Muitos em vez de estarem se aperfeiçoando na comunhão com Deus, na leitura da Palavra de Deus, na oração, no jejum, estão se aperfeiçoando nos maus olhos, em falar mal dos outros, em dar desculpas para o pecado. Ou seja, estão declinando espiritualmente.

“Paulo estava indignado, pois estava vendo os Gálatas desprezando a orientação que haviam recebido. Começaram bem, no Espírito, na fé, buscando com toda força, mas ao invés de se aperfeiçoarem no Espírito estavam se aperfeiçoando na carne, ou seja, estavam declinando na fé. O declínio espiritual começa com a falta de temor”, destaca.

Não esqueça de onde Deus lhe tirou

O problema é que as consequências não acontecem imediatamente, então, a pessoa acha que está tudo bem. Mas uma hora a “conta” chega, como chegou para Judas e para os demais.

Daí a importância de ter sempre em mente de onde Deus nos tirou, quem nós éramos antes de conhecê-lO e a necessidade de buscarmos o temor do Senhor, pois é Ele que irá nos guarda, nos proteger e nos levar para perto de Deus.

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images