Você está na fase de procurar onde sentar assim que chega em algum lugar?

Saiba que esse tipo de atitude pode trazer problemas para sua saúde. Entenda

Imagem de capa - Você está na fase de procurar onde sentar assim que chega em algum lugar?

Hoje em dia, não é incomum encontrar pessoas que trabalham por horas sentados em frente a um computador ou dirigindo um carro. Também tem gente que não desperdiça a oportunidade de sentar quando entra no ônibus ou assim que chega em casa. O que muitos não sabem é que isso também é uma forma de sedentarismo e traz prejuízos à saúde.
Sedentarismo traz prejuízo de 54 bilhões de dólares por ano, diz OMS
Uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, afirma que a cada hora que uma pessoa passa sentada sua expectativa de vida diminui em 21 minutos. Em outro estudo ela revelou que para as mulheres a prática é ainda mais prejudicial, pois torna sua saúde mais frágil, além de diminuir os anos de vida.
“Fragilidade significa que você tem menos reservas para se recuperar de doenças ou ferimentos. Também está ligada ao aumento do risco de hospitalização, quedas, mudança para instalações de cuidados residenciais e mortalidade prematura”, explica Paul Gardiner, um dos autores do estudo.
Os pesquisadores analisaram o comportamento sedentário de 5462 mulheres idosas, por 12 anos, dividindo o tempo sentado em três categorias: baixo (3,5 horas por dia), médio (5,5 horas por dia) e alto (10 horas por dia). As que faziam parte do grupo de alto nível corriam mais risco de se tornarem frágeis, já as participantes que diminuíram o tempo sentada em cerca de duas horas por dia reduziram o risco de vulnerabilidade.
Os especialistas complementam o estudo sugerindo que adultos com 65 anos ou mais pratiquem pelo menos 2 horas e meia de atividade aeróbica (corrida, caminhada, natação) de intensidade moderada e exercícios de fortalecimento muscular duas vezes por semana.
Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock