Você está cansado de começar e não terminar?

Saiba como mudar isso e se tornar uma pessoa de sucesso

Imagem de capa - Você está cansado de começar e não terminar?

Infelizmente, muitas pessoas cometem um erro grave. Aliás, esse mesmo erro  foi cometido pelos cristãos de Corinto, razão pela qual foram exortados pelo apóstolo Paulo:

“Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes.” 2 Coríntios 8.11

Tome atitude agora

Segundo o Bispo Renato Cardoso explicava em uma de suas mensagens, muitas pessoas, a exemplo dos cristãos de Corinto, têm deixado para depois o que têm de fazer agora. “Elas têm muitos planos, muitos sonhos, muitas ideias, mas não agem sobre essas ideias. Então, elas vão se acumulando na mente dessas pessoas e caindo no esquecimento. O resultado é frustração. Elas passam a desacreditar nelas mesmas, porque nunca tiram do papel nenhum plano”, explica.

Ele observa, ainda, que a palavra “agora” aparece muitas vezes na Bíblia. Uma delas é quando Deus fala com Moisés, no Monte Sinai: “Vem agora, pois, e Eu te enviarei a Faraó para que tires o Meu povo (os filhos de Israel) do Egito” Êxodo 3.10.

“Ou seja, Deus sempre chama as pessoas para uma atitude imediata”, destaca.

Pare de adiar seus sonhos

Do mesmo modo, o apóstolo Paulo disse aos Coríntios: “Agora, porém completai o já começado…” Ou seja, eles haviam começado algo, mas não haviam terminado. É o que acontece com muitos que não tomam atitude, quando deveriam tomar. Em vez disso, ficam protelando, deixando para depois e nunca fazem o que sabem que têm de fazer.

Paulo, então, estava chamando atenção daqueles cristãos para que completassem o que tinham começado há mais de um ano (conforme ele cita nesse mesmo capítulo), mas que, por alguma razão ou desculpa, não concluíram.

Para o Bispo Renato é de extrema importância ser uma pessoa que termina o que começa. Obviamente, não é possível fazer, ao mesmo tempo, tudo o que gostaríamos. Algumas coisas precisam esperar o momento propício, por isso, ele aconselha fazer uma lista de seus objetivos e sonhos.

Não adianta começar e não terminar

“Pensou, é uma boa ideia, digna de um dia ser perseguida? Então, escreva isso em algum lugar e guarde para você revisitar regularmente”, sugere.

Para o Bispo, o maior prejuízo em não terminar algo que começou está no fato de a pessoa se habituar a fazer isso e, assim, ela passa a desacreditar de si mesmo. Toda vez que ela pensa em iniciar algo é bombardeada por pensamentos de que, mais uma vez, ela não vai terminar o que começou.

“Todo mundo lhe conhece como aquele autor de projetos inacabados. E o pior, talvez você mesmo fale isso a seu próprio respeito”.

O apóstolo, então, continua dizendo: “Para que assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento…”

Prontidão de vontade” é estar pronto para tomar atitude, resolver a situação, em vez de ficar dando desculpas para justificar sua inércia, sua falta de iniciativa.

No caso dos cristãos de Corinto eles tiveram “prontidão de vontade”, mas lhes faltou o cumprimento daquilo que começaram. Não adianta ter um e não ter o outro.

Desenvolva a autoconfiança

Para que você se torne uma pessoa de sucesso, autoconfiante, precisa cumprir a sua palavra, cumprir as promessas que faz para si próprio, para os outros e, sobretudo, para Deus.

“Você desenvolve a autoconfiança quando passa a cumprir a sua palavra. Quando você cumpre o que promete, passa a crer que é capaz de qualquer coisa, porque tem um histórico de sucesso na sua vida. Você olha para trás e vê todas as suas conquistas e realizações. É assim que você transforma a sua vida”, ensinou o Bispo Renato.

E, por fim, ele propõe:

“Que tal começar, a partir de agora, desenvolver a ‘prontidão de vontade’ e também a determinação em terminar o que você já começou, cumprir as suas promessas consigo mesmo, com Deus e para com os outros?”

Para isso, participe das palestras do Congresso para o Sucesso que acontecem no Templo de Salomão, em São Paulo, às 10h, 12h, 15h, 18h30 e, especialmente, 22h. Ou se preferir, participe em uma Universal mais próxima de sua casa. Consulte aqui os endereços.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Getty Images