Você é um bom espelho?
Sua postura como homem influencia seus filhos e quem está à sua volta
Uma pesquisa recente sobre o universo masculino adolescente, feita com meninos de 13 a 17 anos no Brasil, revelou que 40% deles são dependentes do celular, 21,6% são viciados em games e 18,9% em pornografia. O estudo também apontou que 60% dos jovens convivem com poucos ou nenhum homem que considerem um bom exemplo de masculinidade, cuja consequência é a falta de boas perspectivas de futuro na vida deles.
Abandonados
Há outra questão: o Brasil tem mais de 11 milhões de mulheres que criam sozinhas os filhos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), referentes ao ano de 2022. Além disso, há viúvas e também mulheres que foram abandonadas. Embora a presença da mãe seja fundamental na criação dos filhos, a ausência de referência masculina também é sentida e influencia diretamente as crianças.
Sem limites
Além de não compartilhar o mesmo lar com os pais ser prejudicial, as crianças também são afetadas por pais omissos, que não participam de forma responsável da vida deles e não impõem limites a eles. Por exemplo: se os filhos estão viciados em celular, provavelmente seus pais ou também têm essa dependência ou não impuseram limites aos filhos.
Algo ainda pior pode acontecer em decorrência dos pais não serem presentes: as crianças podem se espelhar na internet ou em quem está mais perto, como pessoas envolvidas com o crime ou a contravenção e que influenciam a conduta delas de forma negativa, incentivam práticas ilícitas, envolvimento com drogas e comportamentos questionáveis.
Mudança urgente
O fato é que a parcela de responsabilidade do homem não pode ser esquecida e, por isso, é necessário que ele mude sua postura em diversos aspectos. Se sua conduta se mantiver como está, sem conscientização e ações urgentes, criará um círculo vicioso interminável que se perpetuará por gerações. Vale lembrar que o papel do homem não se restringe a sustentar a família. Ele precisa ser equilibrado, responsável e agir com moral e ética em todos os momentos de sua vida, pois isso se refletirá em todos à sua volta.
Exemplo a ser seguido
Os pais devem ficar atentos ao comportamento dos filhos, orientá-los e usar a sua autoridade e ser um modelo para afastá-los do mal. Para agir dessa forma, o homem deve se espelhar na vida de Jesus. Ele foi responsável e firme, mesmo quando isso representava sacrifício. Ao espelhar-se nEle, o homem compreende que a atitude de ser pai representa a figura de Deus, Seu exemplo, Sua bondade e também Sua firmeza, sem jamais esquecer que, mesmo que não perceba, o seu bom exemplo será observado e seguido à risca.
Intellimen
Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou, no Instagram, @intellimen e saiba mais informações sobre as palestras.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!