Você é interesseira?

Imagem de capa - Você é interesseira?

Muitas mulheres guiam suas vidas pelos interesses pessoais com o objetivo de tirar vantagem em situações ou de pessoas. Por isso, é importante avaliar a real intenção de todas as atitudes e decisões que você toma. O que o seu comportamento indica?

Depois de ler o trecho acima, talvez você esteja se remoendo por dentro e tentando se convencer de que não é interesseira, mas será que não é mesmo? Para detectar se você age desse modo, confira os pontos a seguir.

Tirar vantagem
Há mulheres que planejam tirar vantagem e obter benefícios em tudo o que fazem, independentemente do que vai acontecer a outras pessoas. O único pensamento delas é conseguir o que planejaram, sem se preocupar se vão magoar ou prejudicar alguém, e, para isso, agem até com falsidade.

Falsidade
A falsidade anda lado a lado com o interesse. Afinal, para satisfazer os próprios desejos, a mulher interesseira se sujeita a se relacionar com quem não gosta ou até não concorda para obter resultados para si mesma. Muitas interesseiras se aproximam e criam amizades e relacionamentos com outras pessoas por conta da posição social, condição financeira ou influência delas.

Favores cobrados
Entre as interesseiras também estão aquelas que fazem favores ao próximo com a intenção de cobrá-los de volta quando precisarem. Ou seja, elas não têm o objetivo de ajudar por livre e espontânea vontade. Essa é uma atitude que até o próprio Senhor Jesus rejeitou. Como descreve a Bíblia, Jesus fez um alerta quando estava na casa de Zaqueu, quando disse: “E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.” (Lucas 14.12-14).

Jesus quis mostrar que quando alguém for oferecer algo não deve fazer isso com a intenção de ter algo de volta ou cobrar pelo que fez depois, mas para ajudar e dar algo por amor ao próximo e cumprir o amor de Deus, que é puro e sincero.

Deixando de ser interesseira
Se você, leitora, se identificou com o que foi citado acima e reconheceu que é uma mulher interesseira, já deu um grande passo. Para que a mudança aconteça, é preciso entender que realmente há o que mudar. Agora, mude sua posição diante das pessoas e das circunstâncias.

Seja sincera com quem está próximo de você, ame e ajude quem precisa, pois assim sua recompensa virá de Deus e Ele cuidará de tudo para você. Se você já tentou mudar e ainda não conseguiu é porque não quis de verdade. Assuma uma postura firme diante da situação.

Busque no Senhor forças e sabedoria e deixe de ser interesseira, pois Ele não é!

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images