Você cuida corretamente dos seus cabelos?
Conheça os principais problemas que afetam a saúde dos fios e saiba como tratá-los
Os cabelos sempre receberam atenção especial nas mais diversas gerações. Estudos mostram que desde a Grécia antiga (século 2 a.C. – antes de Cristo) era comum que as madeixas fossem perfumadas com óleos raros, matizadas com tons tintos ou descoloradas.
Os tempos são outros, mas o fato é que homens e mulheres veem sua autoestima prejudicada com o surgimento de problemas capilares.
Para saber quais são os principais erros cometidos e problemas que comprometem a saúde dos fios, a reportagem da Folha Universal entrevistou o professor e tricologista (dermatologista especialista em pelos e cabelos) Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira dos Cabelos (SBC). Ele explica a relação entre alimentação e saúde dos fios e esclarece que produtos bons e caros perdem a eficácia se a alimentação for deficiente.
“Os cabelos são constituídos por proteínas, que, por sua vez, são feitas de aminoácidos, vitaminas e sais minerais encontrados nos alimentos. Uma alimentação inadequada irá refletir na qualidade dos fios.”
Bedin recomenda o consumo de carnes, feijão, frutos do mar, vegetais de coloração verde-escuro e leite para promover uma boa absorção dos nutrientes. Para quem é vegetariano, ele sugere o uso de suplemento vitamínico que contenha ferro, mas isso deve ser feito com acompanhamento médico.
Outros fatores também podem influenciar na saúde dos cabelos: estilo de vida, estresse frequente e cuidados diários. Para o tricologista, o estresse, por exemplo, pode levar a uma distribuição irregular dos nutrientes e gerar fragilidade capilar, que deixa os fios mais propensos a queda e quebra.
De acordo com Bedin, alguns cuidados devem ser tomados na hora da lavagem, como a temperatura da água, que deve estar por volta dos 22ºC. Atenção também para o shampoo escolhido, que precisa ser adequado ao tipo de cabelo.
Confira, nos quadros, outras dicas importantes sobre o assunto.