Você consome água em quantidade suficiente?

O líquido ajuda a emagrecer, melhora a pele, estimula a função renal, contribui no combate à infecção urinária, auxilia a digestão e faz um verdadeiro “detox” no organismo. Saiba como obter esses benefícios

Imagem de capa - Você consome água em quantidade suficiente?

Se você deseja ter mais saúde e bem-estar, comece pelo mais simples: beba água. É isso mesmo. A água é um elemento fundamental para todos os processos do corpo, como explica a nutricionista Juliana da Mata. “A água é indispensável para a absorção de vitaminas e minerais, para a digestão e para a excreção. Ela ajuda no emagrecimento, combate a retenção de líquidos, deixa a pele mais viçosa e bonita, controla o apetite, estimula a função renal e é importante no tratamento de infecção urinária”, destaca a especialista, que atua em Maricá e na cidade do Rio de Janeiro.

A água também ajuda a fazer o famoso “detox” do organismo. “Muitas pessoas buscam sucos e alimentos para desintoxicar o corpo, mas não tem nada melhor do que a água para fazer essa limpeza. Ela ajuda a limpar a gordura, que vai embora pela urina. É claro que precisamos contribuir para esse processo, comendo de forma equilibrada e praticando atividade física.”

Entretanto, para se beneficiar da água, é importante consumir o líquido durante todo o dia. “Algumas pessoas só bebem água quando sentem sede, mas esse é um sinal de que o corpo está precisando muito dela. O ideal é tomar água antes de sentir sede. Às vezes, a pessoa sente fome mesmo após comer, mas, na verdade, o corpo está precisando de água”, alerta.

Existe quantidade ideal?
Juliana explica que a quantidade recomendada de ingestão diária de água pode variar de pessoa para pessoa, mas consumir pelo menos 1,5 litro por dia é um bom parâmetro. “A recomendação é ingerir de 30 a 35 ml a cada quilo do peso corporal. Então, uma pessoa com 50 kg pode consumir uma quantidade menor do que uma pessoa obesa. Se a pessoa está com sobrepeso ou obesidade, pode ser que ela precise de 3 litros de água por dia.”

Há situações do cotidiano ou momentos de vida em que é necessário ingerir mais água do que a pessoa está acostumada. “As mulheres que estão amamentando precisam beber mais água. Ao fazer atividade física também devemos beber mais água. Se a pessoa está machucada ou sofreu acidentes, o consumo deve aumentar. A água ajuda a evitar a desidratação em casos de diarreia e febre e é fundamental para quem está ingerindo mais fibras na alimentação”, acrescenta.

Chás e bebidas adoçadas
O consumo de chás e outras bebidas requer alguns cuidados. “Para se hidratar, o ideal é água. Chás e refrescos contam como líquido, mas tem que ter cuidado para não repetir o mesmo chá, pois ele pode gerar um efeito colateral e alguns causam insônia. Além disso, sucos e água de coco têm calorias. Outra dica é jamais trocar água por refrigerante”, aconselha, acrescentando que os alimentos também fornecem água ao organismo.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Arte: Edi Edson