Rede aleluia
Você consome água em quantidade suficiente?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 9 de agosto de 2020 - 00:05


Você consome água em quantidade suficiente?

O líquido ajuda a emagrecer, melhora a pele, estimula a função renal, contribui no combate à infecção urinária, auxilia a digestão e faz um verdadeiro “detox” no organismo. Saiba como obter esses benefícios

Você consome água em quantidade suficiente?

Se você deseja ter mais saúde e bem-estar, comece pelo mais simples: beba água. É isso mesmo. A água é um elemento fundamental para todos os processos do corpo, como explica a nutricionista Juliana da Mata. “A água é indispensável para a absorção de vitaminas e minerais, para a digestão e para a excreção. Ela ajuda no emagrecimento, combate a retenção de líquidos, deixa a pele mais viçosa e bonita, controla o apetite, estimula a função renal e é importante no tratamento de infecção urinária”, destaca a especialista, que atua em Maricá e na cidade do Rio de Janeiro.

A água também ajuda a fazer o famoso “detox” do organismo. “Muitas pessoas buscam sucos e alimentos para desintoxicar o corpo, mas não tem nada melhor do que a água para fazer essa limpeza. Ela ajuda a limpar a gordura, que vai embora pela urina. É claro que precisamos contribuir para esse processo, comendo de forma equilibrada e praticando atividade física.”

Entretanto, para se beneficiar da água, é importante consumir o líquido durante todo o dia. “Algumas pessoas só bebem água quando sentem sede, mas esse é um sinal de que o corpo está precisando muito dela. O ideal é tomar água antes de sentir sede. Às vezes, a pessoa sente fome mesmo após comer, mas, na verdade, o corpo está precisando de água”, alerta.

Existe quantidade ideal?
Juliana explica que a quantidade recomendada de ingestão diária de água pode variar de pessoa para pessoa, mas consumir pelo menos 1,5 litro por dia é um bom parâmetro. “A recomendação é ingerir de 30 a 35 ml a cada quilo do peso corporal. Então, uma pessoa com 50 kg pode consumir uma quantidade menor do que uma pessoa obesa. Se a pessoa está com sobrepeso ou obesidade, pode ser que ela precise de 3 litros de água por dia.”

Há situações do cotidiano ou momentos de vida em que é necessário ingerir mais água do que a pessoa está acostumada. “As mulheres que estão amamentando precisam beber mais água. Ao fazer atividade física também devemos beber mais água. Se a pessoa está machucada ou sofreu acidentes, o consumo deve aumentar. A água ajuda a evitar a desidratação em casos de diarreia e febre e é fundamental para quem está ingerindo mais fibras na alimentação”, acrescenta.

Chás e bebidas adoçadas
O consumo de chás e outras bebidas requer alguns cuidados. “Para se hidratar, o ideal é água. Chás e refrescos contam como líquido, mas tem que ter cuidado para não repetir o mesmo chá, pois ele pode gerar um efeito colateral e alguns causam insônia. Além disso, sucos e água de coco têm calorias. Outra dica é jamais trocar água por refrigerante”, aconselha, acrescentando que os alimentos também fornecem água ao organismo.


Você consome água em quantidade suficiente?
  • Rê Campbell / Arte: Edi Edson 


reportar erro