Você busca a aprovação de quem?

Para descobrir o caminho da verdadeira honra, avalie se o foco de sua vida está nas demandas terrenas ou nos valores divinos

Imagem de capa - Você busca a aprovação de quem?

Na agitação do dia a dia, muitas mulheres buscam incessantemente a aprovação de terceiros porque estão ansiosas por conquistarem o reconhecimento de quem as cerca. O desejo de serem bem-vistas por colegas, chefes, familiares e até mesmo pelo cônjuge frequentemente as leva a comprometer valores essenciais. Assim, elas se distanciam dos ensinamentos de Deus para seguir os princípios superficiais do mundo.

Viviane Freitas compartilhou uma reflexão sobre esse comportamento em seu blog, fundamentada nos ensinamentos bíblicos presentes em João 5.44-47. “O seu valor não está nas pessoas aceitarem você. O seu valor está na sua alma. Jesus comprou o preço da sua alma não para que você fique vivendo em prol das pessoas a aprovarem, mas para que você sirva a Jesus”, escreveu.

Nesse sentido, Viviane destacou o alerta do Senhor Jesus aos religiosos da época: “Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?” (João 5.44). Essa advertência é um chamado para que se pense sobre a busca desequilibrada por aprovação externa.

Também em uma reflexão sobre o tema, o Bispo Júlio Freitas esclareceu que a honra e a vaidade são sentimentos traiçoeiros e destrutivos. Ele destacou que o pecado inicial foi a vaidade, que seduziu até mesmo Lúcifer, e acrescentou que os elogios alimentam a vaidade. Para evitar cair nessa armadilha é importante seguir as palavras de Jesus e buscar a honra de Deus – e não a dos homens.

Em vez de ceder ao desejo de ser aceito por aqueles ao seu redor, Viviane falou da importância de buscar a aprovação do Altíssimo por meio da obediência aos Seus ensinamentos. “Às vezes, a pessoa vai à igreja e considera o pastor, a esposa, a obreira, o obreiro, mas não considera a Palavra de Deus. Ela quer ser aprovada pelo pastor, pela esposa, pelo membro, por quem quer que seja, mas não considera as Palavras de Jesus, sendo que as Palavras do Senhor Jesus são a Verdade”, avaliou.

Essa reflexão traz uma pergunta fundamental: será que, no seu cotidiano, você está buscando a aprovação das pessoas mais do que a aprovação de Deus? Na tentativa de equilibrar as expectativas sociais com sua fé, muitas mulheres correm o risco de se afastarem de seus propósitos só para agradar a outras pessoas.

Em um mundo cada vez mais centrado na superficialidade e na busca por reconhecimento externo, a verdadeira conquista é se manter leal aos princípios indispensáveis da fé, entendendo que a honra surge da aprovação dos céus e não das coisas passageiras deste mundo.

Por isso, nosso desafio é questionar nossas prioridades e reavaliar a quem buscamos agradar em nossa rotina. Não é na busca por aprovação, mas na fidelidade aos ensinamentos de Deus que encontramos a verdadeira validação e honra para nossas vidas.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: GREGORY DUBUS/getty images