Viver a fé em um País livre pode exigir muito mais de você

Confira esta história, reflita e se examine

Imagem de capa - Viver a fé em um País livre pode exigir muito mais de você

A realidade de brasileiros cristãos é muito diferente quando comparada com outras localidades do planeta. Pois, no Brasil, a Constituição garante pregar e viver a fé cristã liberalmente.

Mas, segundo a organização Portas Abertas, no mundo afora a comunidade cristã enfrenta as mais difíceis perseguições. Entre elas: prisões temporárias por proclamação da fé, discriminação na sociedade e até mesmo atos de violência contra igrejas.

Todos os anos, a Portas Abertas divulga um mapa com os países mais perigosos para os cristãos viverem.

Olhando para o alvo

Apesar de tudo, os cristãos que vivem nessas localidades não abandonam o Senhor Jesus por nada e seguem em frente firmes na fé apesar de todos os percalços.

A Revista Portas Abertas, do mês de agosto, por exemplo, abordou sobre os desafios enfrentados por cristãos que vivem em países do subcontinente indiano (entre eles: Bangladesh e Sri Lanka).

Entre os casos apresentados, há a história de um pastor do Sri Lanka, chamado Kumaran.

Em 21 de abril de 2019, diversas igrejas no país do Oceano Índico se reuniram para comemorar a Páscoa.

Foi quando extremistas islâmicos realizaram 5 explosões, em que morreram 259 pessoas e outras 500 ficaram feridas.

Entre os óbitos estava Malkiya, o filho de Kumaran que na época tinha 12 anos.

No dia do atentado, Kumaran e a esposa Saratha tinham deixado os filhos na igreja e receberam uma ligação relatando as explosões.

“Quando chegamos à igreja, as pessoas estavam fugindo. Meu marido estava procurando uma maneira de entrar, mas eu nem tentei procurar meu filho porque eu já sabia que Malkiya estava no Céu”, contou Saratha à organização Portas Abertas.

Cerca de 2 anos se passaram e o atentado ainda marca com tristeza os cristãos do país.

Qual é a qualidade da sua fé?

Fatos como esse nos fazem pensar sobre o privilégio que temos de podermos participar dos encontros na igreja sem restrições ou de podermos falar sobre a Palavra de Deus abertamente entre as pessoas e construirmos nossa caminhada espiritual vislumbrando o porvir firmados na promessa: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam.” 1 Coríntios 2:9

Contudo, infelizmente, há aquelas pessoas que ou negligenciam fazendo pouco caso (por estarem fartas, pisam os favos de mel) ou até valorizam mas são superficiais (e por muito menos abandonam a igreja e, por tabela, abandam também a fé).

Precisamos permanecer firmes e terminarmos essa trajetória como o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, afirmou: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images