Virtudes de José: lições de fé, caráter e paciência para os dias difíceis

Veja o que podemos aprender com o homem que casou com Maria, a escolhida para dar a luz ao Senhor Jesus

Imagem de capa - Virtudes de José: lições de fé, caráter e paciência para os dias difíceis

As virtudes de José, marido de Maria, revelam que é possível permanecer justo, fiel e paciente mesmo quando tudo parece contrário. O Bispo Jadson Santos, em recente palestra “Prosperidade com Deus”, destacou que José não foi um mero coadjuvante na história da salvação — ele foi um homem de fé e caráter que soube esperar o tempo de Deus. Aprenda as lições que você pode trazer para sua vida financeira e profissional.

1. José, um homem de caráter e justiça

A primeira lição vem de Mateus 1:18-19, que mostra José descobrindo que Maria estava grávida antes da união deles. Ele poderia ter a exposto publicamente, mas escolheu o caminho da justiça e do respeito.

  • “Ele teve razões para falar, para reagir, mas preferiu o silêncio. José era justo, tinha caráter e, mesmo sem entender o plano de Deus, escolheu não desonrar Maria. Isso mostra que quando falamos dos outros, mostramos quem realmente somos e também quando decidimos não falar”, explicou o Bispo Jadson.

José ensina que caráter é fazer o que é certo mesmo quando temos motivos para agir diferente. Suas atitudes refletem a prudência e a integridade que Deus valoriza.

2. Quando Deus age de forma inesperada

Em Mateus 1:20, um anjo aparece a José em sonho e explica que a gravidez de Maria era obra do Espírito Santo: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.”

O Bispo lembrou que Deus é soberano e age de formas que nem sempre entendemos.

  • “Muitos se frustram porque esperam que Deus aja de um jeito específico. Mas Ele trabalha de várias maneiras, na hora e do modo que quiser.”

Essa passagem ensina que a fé verdadeira é manter a confiança mesmo quando o plano de Deus parece impossível ou não entendemos a forma como Ele age.

3. A fé que resiste nas dificuldades

O nome dado ao Filho seria “Jesus”, o Salvador. José creu nessa promessa e seguiu obediente.

  • “Aprenda a dar nomes ao que você quer. José determinou antes de acontecer. Ele creu na promessa e esperou o cumprimento dela”, disse o Bispo Jadson.

Assim como José, é preciso crer no impossível e continuar obedecendo, mesmo quando não há sinais visíveis. Deus honra quem mantém a fé firme durante o processo.

4. Aprendendo a esperar com paciência

Mateus 1:24-25 mostra José obedecendo ao anjo e recebendo Maria, mas sem conhecê-la até o nascimento de Jesus.

  • “José teve que esperar 9 meses. Esperar é difícil, mas quando esperamos em Deus, somos abençoados. Abraão esperou, os heróis da fé esperaram. Por que você não esperaria? Esperar não é desistir — é confiar que Deus está no controle”, ensinou o Bispo.

A impaciência pode ferir e afastar a bênção, enquanto a espera confiante gera maturidade espiritual e resultados duradouros.

5. O poder da promessa cumprida

Tudo aconteceu, como diz em Mateus 1:22, “para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta”. O nascimento de Jesus mostra que quem espera em Deus nunca é decepcionado.

“Pode não nascer hoje, pode não nascer amanhã, mas uma hora nasce. Se você está esperando em Deus, a sua vitória vai nascer ”, concluiu o Bispo Jadson.

A história de José nos ensina que caráter, fé e paciência são virtudes que atraem a presença de Deus e o cumprimento das Suas promessas.

Participe:

A palestra “Prosperidade com Deus” acontece às segundas- feiras, no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h.

Você também pode ir à Universal mais próxima. Encontre o endereço aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Munir Chatack/Edu Moraes/Blad Meneghel/Record TV