Vigília do Espírito Santo no Templo de Salomão

Mais uma oportunidade para aqueles que desejam uma intensa experiência com Deus

Imagem de capa - Vigília do Espírito Santo  no Templo de Salomão

Não há nada mais glorioso para o ser humano do que ter um encontro com Deus e ter a certeza de sua Salvação. Porém, com as preocupações do cotidiano, muitos acabam priorizando a resolução de seus problemas ou conquistas materiais e deixam de lado o mais importante que é a vida com Deus. Por essa razão é realizada aos domingos, às 18 horas, no Templo de Salomão, em São Paulo, a Vigília do Espírito Santo.

fé, atitude, mudança, espírito santo, unção

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, o Bispo Júlio Freitas, responsável pelos encontros semanais, falou da inspiração para a realização dessa reunião e a quem ela se destina. “O Espírito Santo inspirou a liderança da Igreja para intitular uma reunião de domingo de Vigília do Espírito Santo com três objetivos. O primeiro é que essa Vigília não foca absolutamente nenhuma outra necessidade que não seja o batismo com o Espírito Santo”, disse.

Questionado pelo fato de a reunião ser chamada de Vigília do Espírito Santo, já que não é realizada durante toda a madrugada, como as demais costumam ser, ele justificou que a pessoa não deve ir ao encontro preocupada com absolutamente nada, ou seja, inquietações com horário, clima ou com problemas pessoais devem ser deixadas de lado. O único foco deve ser o Espírito Santo e esse é o segundo objetivo do encontro.

“Observamos pessoas, inclusive entre as que vêm à Igreja, que comparecem em busca das bênçãos, do pão ou da solução de seus problemas. Não há nada de errado nisso, mas elas esquecem que o principal é o Espírito Santo, é o batismo com Ele”, declarou.

Para aqueles que já são batizados com o Espírito Santo, o Bispo Júlio Freitas explicou que a Vigília serve como renovação e o fortalecimento espiritual para que se mantenham vivos e ativos na Fé. Ele afirmou ainda que o terceiro objetivo que inspirou a Vigília do Espírito Santo é Salvação e que aqueles que participam dela têm sido beneficiados.

O diferencial
O Bispo Júlio Freitas argumentou que esta é uma reunião que difere das demais, pois mesmo que haja o momento da meditação na Palavra de Deus, há um período maior dedicado à busca ao Espírito Santo e à priorização do relacionamento das pessoas com Deus.

fé, atitude, mudança, espírito santo, unção

Ao destacar a quem a reunião se destina, ele enfatizou que ela é direcionada a quem tem sede espiritual e aproveitou para citar o que está contido em João 7.37-38: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”. E ainda reforçou que “para beber dessa água é preciso ter sede, se entregar a Deus, e o crer significa se lançar”.

O Bispo tem orientado as pessoas para a importância de fazer jejum durante a semana, que é uma forma de se consagrar para a descida do Espírito Santo. “Não se trata apenas do jejum de informações seculares desnecessárias, que significa uso indevido do tempo, mas a abstinência de líquidos e alimentos por um período determinado pela própria pessoa, com o objetivo de ser batizado ou renovado na Vigília do Espírito Santo”, disse.

Na reunião, momentos antes da busca pelo Espírito Santo, os presentes recebem a unção com o azeite, intitulado de óleo da alegria. Ela é baseada na passagem bíblica de Isaías 61.3 que fala da promessa de Deus de unção com o óleo da alegria, e é feita com o intuito de despertar a Fé para que as pessoas sejam batizadas e tenham a alegria do Espírito Santo.

Essa alegria hoje faz parte da vida da comerciante Rosangela de Carvalho, de 60 anos, que há quatro anos aceitou um convite para participar de uma reunião de busca ao Espírito Santo no Templo de Salomão e, desde então, mantém a frequência. Ela se recorda que era muito triste e não aceitava a morte do marido. “Só consegui me libertar depois que comecei a frequentar as reuniões e tive um encontro com Deus. Encontrei paz e forças para enfrentar a vida sem o meu companheiro. Hoje me sinto leve e tenho direção para enfrentar qualquer problema ou dificuldade. Sei que não estou sozinha, pois Deus é comigo e a cada domingo aprendo mais sobre a Salvação na Vigília do Espírito Santo.”

A importância
O Bispo Júlio Freitas esclareceu que para alcançar o Espírito Santo a pessoa deve se esforçar para se esvaziar de si mesma, negar a sua vontade, odiar o pecado e se prontificar a servir a Deus. “Quando se trata do Espírito Santo, todo esforço vale a pena e esse ‘todo’, na verdade, se resume a uma entrega incondicional”, orientou.

“Para Deus não é difícil batizar, difícil é ver as pessoas se esvaziarem de si mesmas. Todo o esforço vale a pena porque, uma vez batizada com o Espírito Santo, a pessoa é transformada. Ela deixa de ser indefinida, medrosa, inconstante, negligente, orgulhosa e vingativa. Repare que o batismo com o Espírito Santo é a única atitude capaz de transformar o ser humano pecador e problemático em filho de Deus. O Espírito Santo não nos é dado para que possamos louvá-Lo ou glorificá-Lo, mas para que possamos
servi-Lo”, finalizou.

A Vigília do Espírito Santo acontece exclusivamente no Templo de Salomão, que está localizado no bairro do Brás, em São Paulo, mas a busca pelo Espírito Santo pode ser feita na Universal mais próxima de você. Para encontrar os locais acesse universal.org/localizar/.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Demetrio Koch