Vício em opioides já é considerado uma epidemia

No Brasil, especialistas fazem alerta para o uso excessivo de analgésicos prescritos para combater a dor

No Brasil, especialistas fazem um importante alerta para o uso excessivo de analgésicos prescritos para combater a dor. Os opioides podem causar dependência e efeitos colaterais se usados de maneira irregular. Nos Estados Unidos, por exemplo, o uso desses fármacos já é considerado uma epidemia.

Por que é importante prestar atenção nisso:

  • Muitas pessoas buscam nos remédios um alívio para o desespero de uma dor física. A princípio, os opioides são usados pelos pacientes somente quando indicados e prescritos por um médico para o tratamento e o combate da dor de alta intensidade.
  • Entretanto, o uso excessivo e sem prescrição destes fármacos, derivados da papoula, já é uma triste realidade. Os opioides causam uma sensação de euforia, têm um alto poder de dependência e podem provocar até mesmo a morte do usuário por overdose.

Assista à matéria exibida no Jornal da Record e saiba mais:

Os riscos do uso excessivo de substâncias químicas:

A dor — e não somente a física, mas também a emocional — é um dos gatilhos que pode levar uma pessoa aos vícios.

Vale ressaltar que todo o tipo de droga é perigoso e tem capacidade para causar dependência. A linha entre o uso pontual de qualquer tipo de substância química e o vício é tênue.

Algumas substâncias podem parecer inofensivas, mas são o ponto de partida para incursões ainda mais viciantes que levam à destruição de uma vida.

Clique aqui e assista ao vídeo que mostra quais são as 5 drogas mais viciantes no mundo

Vício tem cura

Muitas podem ser as causas que levam uma pessoa aos vícios. Mas, independentemente do motivo, o mais importante a saber é que o vício também é um problema espiritual e tem cura. Se você está cansado de sofrer, quer se livrar deste mal que o aflige e obter ajuda nesse processo de mudança, participe do Tratamento Para a Cura dos Vícios. Reunião dedicada especialmente a quem busca a libertação da dependência, seja ela qual for.

A saber, o Tratamento é procurado por milhares de pessoas que sofrem as consequências dos vícios há muitos anos. E, que já buscaram ajuda em diversos locais, porém não obtiveram resultado positivo. Clique aqui e saiba onde e quando participar. Ademais, acesse também o canal do Tratamento Para a Cura dos Vícios no Youtube.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock