Vício em álcool e drogas: Tem cura ou é um caminho sem volta?

O assunto foi discutido no programa Fala Que Eu Te Escuto

O vício tem causado inúmeras vítimas ao redor do mundo. Independentemente de qual seja o tipo de vício, em bebida alcoólica, drogas, jogos ou pornografia, as consequências são dilacerantes. Muitas perdem emprego, família, posição social e até a própria vida.

O que analisar:

A situação ao qual chega um viciado leva a sociedade a desacreditar que existe recuperação genuína e afirmar ser um caminho sem volta. Para entender essa realidade, o programa Fala Que Eu Te Escuto debateu o assunto.

Trazendo casos reais de anônimos e famosos, o programa exibiu reportagens e ouviu especialistas.

O que dizem os especialistas:

  • “A questão envolvendo a dependência química em álcool e droga é bastante complexa. É necessário encontrar o motivo que leva a pessoa a buscar isso. Muitos não sabem que têm depressão ou ansiedade e buscam se sentir melhor por meio do vício. Então, é preciso tratar a doença…”, afirmou o psiquiatra Thiago Brito.
  • “Atuando dentro da cracolândia, eu percebo que não existe uma cura. É uma doença crônica, que atinge a vida do indivíduo, de forma que ele não tenha convívio familiar e com a sociedade. Mas, acredito que seja tratável e precisa de uma atenção maior”, disse o advogado, especialista em assistência social, Mauro Abreu.
  • “Não existe a possibilidade de resolver de um jeito simples um problema complexo. Sendo assim, é um equívoco culpar apenas a droga, ela é um sintoma e não a causa, este é o erro”, destacou a psicóloga e psicanalista, Celi Cavallari.

A fé resolve:

Mesmo que muitos acreditem que não tenha solução para os vícios, o programa exibiu depoimentos de pessoas que trilharam esse caminho, mas conseguiram voltar e restaurar a sua vida e saúde, por meio da fé. Clique aqui para assistir ao programa na íntegra.

Anote aí:

O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido nas madrugadas da Record TV, com transmissão ao vivo também pelo Facebook. Sempre debatendo temas atuais e polêmicos.

Acompanhe a página do programa no Instagram para ficar por dentro dos próximos assuntos.

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock