Rede aleluia
Vestígios comprovam terremoto relatado na Bíblia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 6 de Setembro de 2021 - 15:26


Vestígios comprovam terremoto relatado na Bíblia

Mencionado pelos profetas Amós e Zacarias, evidências reforçam a precisão bíblica

Vestígios comprovam terremoto relatado na Bíblia

Pela primeira vez, os arqueólogos encontraram vestígios concretos, sem precedentes, do seguinte terremoto relatado na Bíblia, no século 8 a.C, na capital de Judá, Jerusalém.

“As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, as quais viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto.” Amós 1:1

Uma âncora temporal, usada pelo profeta Amós, na Bíblia, tem comprovação arqueológica pela Autoridade de Antiguidades de Israel. 

“Uma fileira de vasos quebrados foi descoberta ao longo da parede norte, acima da qual pedras caídas foram encontradas. Parece que essas pedras eram a parte superior das paredes da sala, que haviam desabado, destruindo os vasos que haviam sido colocados ao longo da parede”, registra o artigo de pesquisa, que teve as escavações lideradas pelo Dr. Joe Uziel e Ortal Chalaf.

Lâmpadas, utensílios de cozinha, tigelas e peças de armazenamento quebrados também foram encontrados como evidências, que reforçam a precisão bíblica. Os especialistas explicam que fatores eliminam a possibilidade de um incêndio, restando apenas sinais de danos causados por um evento traumático, como o terremoto.

Além do profeta Amós, o livro de Zacarias também menciona o tremor de terra durante o anúncio do profeta sobre o final dos tempos.

“E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo.” Zacarias 14:5

Quem foi Amós e Zacarias?

Até então um simples pastor de ovelhas, Amós foi chamado por Deus durante o reinado de Uzias e Jeroboão. Em período marcado por paz e prosperidade, ao mesmo tempo em que cresceu a cobiça e desigualdade. Ele foi responsável por levar o povo ao arrependimento, lembrando-o da Lei do Senhor e sobre a Sua Justiça.

Já o profeta Zacarias era sacerdote do Senhor durante o exílio na Babilônia. No período da volta dos israelitas para Jerusalém, ele foi usado por Deus para anunciar a restauração do Templo e o futuro do Reino de Deus.

Conhecendo a Bíblia

A saber, na plataforma Univer Vídeo, você encontra diversos documentários bíblicos, como a série “Bíblia em foco – Segredos da Bíblia“, que esclarece questões históricas importantes, além de outras produções que lhe farão conhecer mais detalhes da Palavra de Deus. 

Inclusive, no Jardim Bíblico do Templo de Salomão, é possível ver de perto réplicas fiéis de objetos e artefatos sagrados usados nos tempos de Moisés, assim como no Templo em Israel. 


Vestígios comprovam terremoto relatado na Bíblia
  • Isabel Tavares / Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel 


reportar erro