Vapes aumentam uso de maconha e de bebidas alcoólicas

Saiba como vencer a dependência química

Uma pesquisa da Columbia University Mailman School of Public Health afirma que quem consome vapes apresenta maior tendência de uso excessivo de maconha e bebidas alcoólicas. Essa descoberta foi publicada na revista especializada Substance Use and Misuse.

É assim:

  • Eles analisaram mais de 50 mil adolescentes americanos e dados da pesquisa Monitorando o Futuro, de 2017 a 2019, do Nida (Instituto Nacional de Abuso de Drogas). Então, rastrearam as tendências no uso de cigarros, álcool, cannabis, vaping de nicotina e cannabis e outras substâncias entre crianças de 13 a 18 anos.
  • A partir dessas informações, os pesquisadores avaliaram as ligações entre o uso de nicotina nos 30 dias anteriores com o uso de cannabis no mesmo período — incluindo fumar e utilizar via vape.
  • Com isso, eles observaram que os que fumavam eram 8,03 vezes mais propensos a usar maconha. Já quem usava o vape era 20,31 vezes mais propenso. Para quem fumava e utilizava o vape, a propensão aumentava para 40,1.
  • Sobre o abuso de álcool, os dados mostraram que os que fumavam ou utilizavam cigarros eletrônicos eram 5,6 vezes mais propensos a uma noite de bebedeira; tinham 21,6 vezes mais chances de participar de três a cinco ocasiões de consumo excessivo de álcool; e tinham 36,53 vezes mais chances de consumir alcoólicos sem moderação em dez ou mais oportunidades.

Veja:

Às vezes, é comum pensar em uma prática como essa quando o assunto são as drogas ilícitas. Por exemplo, uma pessoa que começa na maconha, passa para a cocaína, depois para o crack.

Mas o estudo comprava que qualquer vício pode se tornar cada vez mais grave – mesmo que tenha uma aparência inofensiva como os vapes.

O problema é que para a ciência o vício é um problema sem solução, condenando o viciado e sua família a tratamentos sem fim ou à morte.

O que resolve:

De acordo com o Bispo Nilton Patricio, responsável nacional pelo projeto “Vício tem Cura”, “a adicção é uma força espiritual que domina a mente, as ações e reações do viciado. Quando essa força é arrancada acabam-se o desejo, a vontade e a fissura, independentemente de qual seja a substância”.

Ele afirma que o sonho de ser ver livre da dependência realmente existe: aos domingos, às 15h, na reunião da Cura dos Vícios.

“Ensinamos o que é o vício, como lidar com ele e com o viciado. A partir do momento que a pessoa entende que a raiz da compulsão não é a substância, mas uma força espiritual e busca a ajuda do Altíssimo, começa a combater o problema de fato”, fala.

Confira o depoimento de quem ficou curado do vício durante o tratamento espiritual:

O que fazer:

Se ao ler esta matéria percebe que você ou um familiar é vítima deste mal nós podemos lhe ajudar. Participe do Tratamento para a Cura dos Vícios que acontece todo domingo, às 15h, na Universal. Clique aqui e encontre o endereço mais próximo da sua casa.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Cedida