Vacina testada no Brasil é a mais avançada do mundo

Oxford afirma que ela estará pronta ainda em 2020

Imagem de capa - Vacina testada no Brasil é a mais avançada do mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de declarar que a vacina ChAdOx1 nCoV-19, feita pela Universidade de Oxford, é a mais avançada na busca por uma droga que proteja contra o novo coronavírus.

A declaração foi realizada pela principal cientista da OMS, Soumya Swaminathan. De acordo com ela, há 130 vacinas sendo testadas no mundo inteiro nesse momento. Treze delas já estão em testes avançados com humanos. Mas a de Oxford é a mais próxima de ser distribuída à população.

A informação vai de encontro ao que a cientista especialista em vacinas Sarah Gilbert declarou em 1º de julho. De acordo com ela, até o momento o resultado das pesquisas em seres humanos é o esperado.

Diante desses resultados, o secretário executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco declarou:

“Esses lotes estão previstos para dezembro e janeiro, porque a vacina de Oxford é a mais avançada”.

A mesma opinião tem diretora-médica do grupo Astrazeneca, responsável pela produção da vacina, Maria Augusta Bernardi. Segundo ela, os resultados são tão bons que é possível produzir e distribuir a vacina mesmo antes de os estudos serem concluídos, o que só acontecerá em 2021:

“Vamos, sim, analisar, em conjunto com as entidades regulatórias mundiais, se podemos ter uma autorização de registro em caráter de exceção, um registro condicionado, para que a gente possa disponibilizar à população antes de ter uma finalização completa dos estudos.”

Para saber mais sobre o estágio em que essa vacina se encontra, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images