Uso de antidepressivos aumenta 23% no Brasil

Mais de 57 milhões de comprimidos foram vendidos em 2018

Imagem de capa - Uso de antidepressivos aumenta 23% no Brasil

Mais de 57 milhões de comprimidos antidepressivos foram consumidos pelos brasileiros em 2018. Esse número equivale a um aumento de 23% em relação aos remédios vendidos em 2014*.

Em nosso país, são mais de 12 milhões de pessoas sofrendo com a depressão e mais de 19 milhões foram diagnosticadas com transtorno de ansiedade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tais dados revelam a concretização da previsão realizada pela própria OMS, que afirmou que a depressão se tornaria a doença mais incapacitante de 2020. No mundo inteiro, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a enfermidade. E o número não para de crescer.

O que é e como combater a depressão

Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam preconceituosamente, a depressão não é apenas tristeza. É uma sobrecarga física e psicológica praticamente ininterrupta que, além de retirar as forças da vítima, ainda pode desencadear outras doenças, como diabetes e problemas cardiovasculares.

Primeiramente, para combater esse mal tão grave, é necessário entender a real causa dele. Durante o programa Palavra Amiga, o Bispo Edir Macedo explicou:

“Quando uma pessoa tem depressão é a alma dela que está sendo sufocada de tristeza, de angústia, de mágoa, de ódio. Está sendo sufocada. Por quê? Porque ela está vazia. É uma alma que está faminta”.

Conforme explica o Bispo, essa alma vazia e faminta tem fome de paz, tranquilidade, amor. Alimentos espirituais cuja principal fonte é Deus. É Ele quem mais ama e o único capaz de pacificar a alma de alguém. Até por isso deixou escrito:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.” Mateus 11.28

Na Bíblia com Anotações de Fé do Bispo Macedo, ele esclarece que “esse grande convite é para todos que estão cansados de sofrer, que vivem deprimidos, tristes, angustiados e atormentados pelo medo, que estão afligidos pelos problemas familiares, pelos vícios, pelas doenças e por tantos outros problemas. O desejo do Senhor Jesus é dar o alívio para aqueles que sofrem, removendo o fardo de dor e o tormento que têm carregado”.

E, para que isso aconteça, basta que a pessoa tenha fé e busque a Deus. Afinal, Ele jamais deixará de cumprir Sua Promessa.

“Quando nós depositamos a nossa fé, a nossa confiança, a nossa vida na Palavra de Deus, nós ficamos abrigados sob as Asas do Altíssimo. E aí, quando você está abrigado sob as Asas do Altíssimo, onde quer que você estiver, lá estará Deus”.

Esse e outros ensinamentos estão na Bíblia Fiel com Anotações de Fé do Bispo Edir Macedo. Se você ainda não A conhece, clique aqui agora mesmo.

Sessão do Descarrego

Todas às sextas-feiras, no Templo de Salomão, e em todos os templos da Universal, (Clique aqui para ver os endereços), Bispos e Pastores clamam a Deus para que Ele cure todos aqueles que se encontram depressivos. Na oportunidade, será distribuído o banho do descarrego com os três elementos sagrados.

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais:

*Pesquisas realizadas pela Funcional Health Tech e pela IQVIA , empresas globais especializadas em dados e serviços de saúde

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images