UNP promove ação voltada à saúde da mulher no Presídio Feminino de Teresina (PI)

50 detentas foram alcançadas. Saiba mais

Imagem de capa - UNP promove ação voltada à saúde da mulher no Presídio Feminino de Teresina (PI)

Recentemente, voluntários do programa social Universal nos Presídios (UNP) estiveram presentes no Presídio Feminino Gardênia Gomes Lima Amorim, em Teresina, no estado do Piauí, para promover uma ação em prol da saúde das detentas.

Objetivo da iniciativa

Mostrar às detentas que há pessoas que se preocupam com elas, tanto fisicamente quanto mental e espiritualmente, levando-lhes a Palavra que promove a transformação de vida.

Detalhes do momento

  • A ação durou cerca de duas horas.
  • Sete voluntários da UNP estiveram envolvidos.
  • 50 mulheres foram alcançadas.

Como foi

Ministram uma palestra às detentas que participaram da ação.

Na ocasião, a voluntária da área da saúde, Antonia Filha Moreira de Melo, da Drogarias AM Farma, parceira da iniciativa, enfatizou a relevância de cuidar do bem-estar físico, ressaltando que, mesmo estando privadas de liberdade, é possível zelar pelo bem-estar mental e físico.

Além disso, ela forneceu instruções sobre nutrição e autoexames, demonstrando que, mesmo na prisão, elas podem cuidar de sua saúde na prática.

Também foram realizadas aferição de pressão arterial, avaliação da glicemia e triagem para encaminhamento a exames e medicações.

O que foi dito no dia

“Vinde então, e raciocinemos juntos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” Isaías 1:18

No dia, mais do que a ajuda física, o Pastor Fabiano da Silva Bezerra, atual responsável pelo trabalho evangelístico da UNP no estado do Piauí, destacou a importância das escolhas que fazemos em nossas vidas.

Ele explicou, por meio de Isaías 1:18, que Deus convida a todos a refletirem com Ele. Ainda que elas tenham cometido algo que considerem imperdoável aos próprios olhos, Deus tem o poder de transformar suas mentes e perdoar seus pecados. Reforçou ainda que, mesmo quando a situação parece o fim, a prisão não significa o término, mas pode ser o início de uma nova vida.

O que disse o Pastor

  • “Mostrar a elas, que frequentemente se sentem desprezadas e diminuídas, acreditando que não merecem amor e carinho por estarem presas, que há pessoas aqui fora lutando para que não se esqueçam do seu verdadeiro valor. Demonstra-se, na prática, que elas são valiosas para Deus e para aqueles que, como o Senhor Jesus, ensinam a amar o próximo.”

Depoimento de uma voluntária

Juliana Silva, uma das voluntárias da UNP presentes, fez questão de compartilhar sua experiência:

  • “Como voluntária da UNP, tive a oportunidade, junto com a equipe da UNP e profissionais de saúde da A.M. Farma, de proporcionar a essas mulheres que tanto precisam um pouco de amor e conforto durante esse momento tão difícil. Nesse dia, pudemos vivenciar muitas experiências. Mulheres como eu, que possuem necessidades básicas e que, apesar do ambiente em que vivem, podem receber o amor daqueles que lutam aqui fora pela reintegração delas.”
  • “Pude perceber o quanto essa ação fez diferença na vida das pessoas presentes. Um gesto tão simples, mas que transmite a elas uma mensagem poderosa: você não está sozinha, nós nos importamos com você.”

Testemunho de quem foi ajudado pela UNP

Durante o evento, Francisco de Assis, voluntário da UNP que passou muitos anos envolvido no crime, compartilhou seu testemunho com as detentas.

Durante seu tempo no sistema prisional, ele ouviu a Palavra de Deus por meio da UNP e decidiu se entregar ao Senhor Jesus. Com isso, Deus restaurou sua vida e sua família, e hoje ele e sua esposa atuam como voluntários da UNP.

Seu testemunho mostrou às detentas que uma única escolha pode transformar completamente o curso de suas vidas. Ou seja, se até agora elas têm experimentado o lado avesso da vida, ao decidirem se entregar a Deus, tudo pode se transformar.

Leia também

Curso de Soldador chega ao Centro de Detenção Provisória de São Vicente (SP)

Primeiro Curso de Pizzaiolo chega ao Conjunto Penal Feminino de Salvador, na capital baiana

Capacitação profissional abre novos caminhos para detentos de Bauru

Anote

Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador

A saber, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

App da Bíblia Fiel Comentada

Por fim, acompanhe o versículo mencionado nesta matéria diretamente no app da Bíblia Fiel Comentada. Para isso, basta baixar agora mesmo e aproveitar todos os recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma prática e acessível pelo seu celular.

Android – Clique aqui e faça o download agora!

IOS – Clique aqui e faça o download agora!

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Equipe UNP de Teresina