UNP Pará ministra cursos a reeducandas

Aulas aconteceram no Centro de Reeducação Feminina

Imagem de capa - UNP Pará ministra cursos a reeducandas

Durante o mês de janeiro, o programa social Universal nos Presídios (UNP) promoveu os cursos de limpeza de pele e cortes de cabelo para as detentas do Centro de Reeducação Feminino (CRF), situado em Ananindeua, município da região metropolitana de Belém, no Pará.

A formatura ocorreu em 28 de janeiro, com entrega de certificados e um coffee break oferecido pelos voluntários. Ao todo, 36 internas concluíram os estudos, sendo 18 no curso de limpeza de pele e 18 no de cortes de cabelo.

Trabalho contínuo

A Universal atua nesse CRF há 20 anos e leva às reeducandas atenção, atendimento espiritual e apoio material, além de mostrar a elas que é possível reconstruir a vida. Inclusive, os cursos oferecidos em janeiro tiveram o objetivo de apresentar essas profissões às reeducandas para que possam ter uma ressocialização mais eficiente ao retomarem a liberdade.

Élida Ohana, vendedora de 51 anos, foi uma das muitas reeducandas que foram beneficiadas nessas duas décadas de trabalho e conta sua experiência: “antes de ser presa, eu era uma pessoa religiosa, achava que estava salva e tinha certeza absoluta de que fazia tudo certo. Eu honrava meus compromissos na igreja, porém eu só estava na igreja, mas não estava em Jesus”.

Ela relata que chegou a essa conclusão no primeiro dia de detenção, quando participou de uma reunião da Universal dentro do presídio, na qual o pastor falou de arrependimento e batismo. “Naquele momento, resolvi me batizar novamente”, lembra.

Após nove meses de prisão, Élida recebeu a sentença de 31 anos e oito meses de prisão pelos crimes de associação ao tráfico e organização criminosa, uma punição que supera em muitos anos a pena máxima para esses crimes. “Eu achei um absurdo, mas isso não me abalou porque eu já estava vivendo a Palavra de Deus. Eu sempre tive certeza de que sairia daquele lugar e de que Deus nunca me abandonaria ali”, afirma.

Vida restaurada

Ela estava certa. Após apelação de seu advogado, sua sentença foi reduzida para cinco anos, dos quais ela já havia cumprido dois. A mudança na vida de Élida possibilitou que ela progredisse logo para o regime semiaberto e, depois, para o aberto. “Foi um grande milagre que Deus fez na minha vida, mas Deus só agiu na minha vida a partir do momento que eu me entreguei a Ele. Hoje posso dizer que tenho uma vida restaurada porque Jesus fez isso, afirma Élida”.

A importância do apoio

Élida ressalta que o apoio que recebeu dos voluntários da Universal foi muito importante para a reconstrução de sua vida, pois, além do suporte espiritual, ela teve a chance de fazer os cursos de panificação e de design de sobrancelha oferecidos pela UNP.

“Os cursos que a Universal oferece dentro do cárcere são de suma importância. A gente precisa se reinventar porque a vida após o cárcere não é fácil e, antes de sairmos, a Universal, por meio da UNP, já está nos preparando para a realidade aqui fora”.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Cedidas