UNP Bahia oferece curso de Construção Civil a internos

No decorrer do ano de 2019, mais de 600 internos foram beneficiados com outros cursos de capacitação profissional. Saiba mais

Imagem de capa - UNP Bahia oferece curso de Construção Civil a internos

O grupo Universal nos Presídios (UNP) acredita que a capacitação profissional é uma forte aliada no processo de ressocialização de presos. Diante disso, procura meios de ofertar aos internos uma oportunidade de profissionalização.

Pesquisas mostram que um profissional da área de construção civil, trabalhando com carteira assinada, pode ter um salário de até R$ 2.700. No caso daqueles que investem em especializações, conseguem aumentar ainda mais sua renda mensal.

Com base nessas informações, a UNP Bahia enxergou a oportunidade de beneficiar os reclusos da Cadeia Pública de Salvador, localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

Aulas teóricas e práticas

Em contato com os responsáveis pelo presídio, foi apresentado um plano pedagógico. Mediante a aprovação do projeto, a direção da unidade prisional destacou 15 internos elegíveis e interessados a participarem do curso.

Assim, durante o mês de fevereiro foi implantado o curso de Construção Civil. Nele, os alunos aprendem através de aulas teóricas e práticas, a fazer avaliação de material, reconhecer tipos de terreno, fundação e ferragens. Além disso, também são transmitidas informações sobre cuidados com a segurança e o uso correto dos equipamentos.

Para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala, os reeducandos passam por um treinamento intensivo. Através deste, devem construir em uma maquete todas as etapas, desde a fundação até o acabamento final. O processo inclui assentamento de blocos, reboco, revestimento de paredes, cinta de amarração, contrapiso, assentamento de piso, preparação e construção de lajes.

Qualificação profissional

O curso que é ministrado por profissionais voluntários da área, tem duração de três meses, podendo ser prorrogado. Os alunos contam com apostilas e têm acesso a equipamentos de segurança e de medição, que foram doados por parceiros e voluntários da UNP Bahia. Ao final, todos receberão certificados de conclusão.

Esta é a primeira turma deste curso. No decorrer do ano de 2019, 600 internos foram beneficiados com outros cursos de capacitação profissional. São eles: Hidráulica, Elétrica, Barbeiro, Marcenaria, Garçom, Empreendedorismo, Pintura e Edificações.

Remição de pena

Os cursos oferecidos pela UNP, além de promover qualificação profissional, que irá viabilizar profissionais autônomos quando egressos, também geram amparo legal para remição de pena, prevista na legislação brasileira.

Muitos alunos já sonham com o dia em que estiverem em liberdade, podendo construir um novo começo para suas vidas. Além disso, através dos conhecimentos adquiridos, também estarão aptos a construir suas próprias casas e, assim, dar uma vida melhor e confortável a suas famílias.

Para saber mais a respeito do trabalho do grupo Universal nos Presídios, clique aqui e acesse a página oficial da UNP no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Cesar Gonçalves / Fotos: Cedidas