“UNP ajudando você” levou dignidade aos detentos do Litoral Sul de São Paulo

Na oportunidade, agentes penitenciários também foram beneficiados. Saiba como foi

Imagem de capa - “UNP ajudando você” levou dignidade aos detentos do Litoral Sul de São Paulo

Recentemente, o programa social Universal nos Presídios (UNP) promoveu a ação “UNP ajudando você”, no Centro de Detenção Provisória (CPP) de São Vicente, na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Litoral Sul do estado de São Paulo. Cerca de 40 voluntários estiveram presentes e estima-se que mais de mil pessoas foram beneficiadas, entre eles, funcionários da unidade do CPP de Santos.

Na oportunidade, foram entregues mil kits de higienes aos apenados, oferecido atendimento jurídico, aferição de pressão e teste de glicemia, além de uma palestra de prevenção com o tema “Novembro Azul”. Ainda durante o evento, houve o início do curso de pizzaiolo e cabeleireiros a todas as pessoas com sua liberdade interrompida.

Não apenas os detentos foram beneficiados com a iniciativa, mas, também, os profissionais do CPP. Foram ministrados cursos de primeiros socorros aos agentes, com emissão de certificados, além da entrega de 150 kits de higienes aos profissionais.

Dezenas de panetones também foram entregues e 850 exemplares do livro “A luz do presidiário”, de autoria do Bispo Edir Macedo. Para celebrar a importância do evento, aconteceu a inauguração de um espaço que será destinado a todos cursos oferecidos pelo UNP, além de levar da palavra de Deus.

De acordo com o Pastor Clodoaldo Rocha, responsável pelo trabalho evangelístico do grupo, o momento foi de grande valia. “Eventos assim ajudam na valorização dos reeducandos. Quando levamos ações como essa, com atendimentos odontológicos, atendimentos médicos, cursos e outras assistências que vêm para complementar o que já é realizado pelo sistema penitenciário, isso dignifica e levanta a autoestima de quem se encontra desacreditado pela sociedade e muitas vezes de si mesmos”, disse ele.

Quem dispôs de seu tempo para levar ajuda ao próximo se sentiu beneficiado com o momento, como garantiu o voluntário Rodrigo Santos de Mello, de 32 anos.

“Esse trabalho me faz crescer como pessoa. Ajudamos aqueles que acreditam não ter mais jeito para as suas vidas e acham que é o fundo do poço, mas por meio da fé e do trabalho solidário que fazemos, elas conquistam uma nova vida”, finalizou ele.

Para saber mais informações sobre as ações sociais que o UNP e os outros grupos da Universal promovem no País e em todo mundo, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Foto: Cedidas pelo UNP do Litoral Sul