UNP ajuda detentas grávidas e lactantes em presídio na Paraíba

Grupo doou itens necessários para deixar berçário da unidade de Patos mais aconchegante. Saiba mais

Imagem de capa - UNP ajuda detentas grávidas e lactantes em presídio na Paraíba

Segundo uma apuração realizada recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem mais de 400 mulheres grávidas e 265 lactantes nos presídios no Brasil.

Só no estado de São Paulo são 243 mulheres nesta situação, seguida por Ceará com 41 e Rio de Janeiro com 40 gestantes e lactantes. Já os outros estados possuem um número menor.

Regras na prisão

Depois de dar à luz, as mães podem ficar com seus filhos dentro dos presídios por um período de até seis meses. Neste tempo, elas passam o dia cuidando e amamentando os bebês. Infelizmente, muitas prisões que abrigam grávidas e lactantes têm acomodações precárias e alimentação inadequada.

Ao final dos seis meses, essas mães precisam entregar os pequenos para um parente próximo ou para a assistência social, no caso das mulheres que não tiverem família.

Espaço aconchegante

Pensando na situação precária que muitas dessas mulheres se encontram, o grupo Universal nos Presídios (UNP) do estado da Paraíba doou alguns itens necessários ao berçário da Penitenciária Feminina de Patos, localizada no sertão da Paraíba.

Foram doados colchão para berço e lençóis, além de roupas para os bebês.

“Uma detenta que foi dar à luz não tinha nenhuma peça de roupa para o bebê. Na unidade prisional também não tinha colchão para o berço, lençol, apenas os móveis. Levamos tudo que faltava e deixamos o ambiente arrumado e decorado com quadros na parede. Tudo adequado para a chegada dela da maternidade”, comentou uma das voluntárias da UNP.

O trabalho da UNP

O grupo UNP realiza um trabalho social e espiritual nos presídios do Brasil e de diversos países. Se você deseja conhecer as ações realizadas pelos voluntários, curta a página oficial no Facebook e veja as demais atividades.

Se deseja fazer parte desse projeto, procure uma Universal mais próxima de sua casa e se informe. Clique aqui e veja o endereço.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Fotos: Cedidas