Doar órgãos é um ato de amor

Transgêneros e não binários estão trapaceando nos esportes?

Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que atualmente 53.218 pessoas aguardam na fila de espera para receber um órgão ou tecido. O problema é que ainda há resistência por parte de possíveis doadores e das famílias que perderam entes queridos que poderiam ter órgãos e tecidos doados. A pandemia do novo co+ronavírus impossibilitou muitos infectados de doarem, além de a maioria dos leitos hospitalares ter sido usada para atender pacientes acometidos pela Covid-19.

Em 2021, segundo o MS, de cada quatro doadores potenciais só um conseguiu doar porque os outros testaram positivo para Covid-19 ou porque não houve rapidez para fazer o teste, pois há um prazo específico para que cada tipo de órgão e tecido possa ser doado. O MS espera que a vacinação reverta esse quadro e que o índice de doações e transplantes seja normalizado ao longo de 2022 e 2023.

O Brasil é um exemplo para o mundo inteiro em termos de doações e transplantes de órgãos e tecidos, mas muitos brasileiros ainda têm dúvidas e preconceito a respeito desse processo. No infográfico ao lado esclarecemos as principais questões sobre esse assunto.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Arte: Edi Edson