Universal oferece curso gratuito de francês para lusófonos ao norte de Paris

Dez por cento da população na França é estrangeira, aponta estudo

Imagem de capa - Universal oferece curso gratuito de francês para lusófonos ao norte de Paris

No dia 3 de março, a Igreja Universal da França iniciou um novo trabalho social no país: um curso de francês completamente gratuito para a comunidade lusófona. As aulas ministradas, exclusivamente, em português acontecem no templo de La Plaine Saint-Denis, ao norte de Paris.

Para o aluno Jardson Carioca o novo projeto é muito bem-vindo. “Logo que cheguei aqui já perdi algumas oportunidades justamente por não saber a língua, e nisso [o curso] ajuda bastante. É uma grande ação da Universal, de ajudar quem precisa muito aprender francês para, inclusive, expandir as chances no mercado de trabalho pra gente”.

De acordo com um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (Insee), dez por cento da população na França é estrangeira.

Com o intuito de amparar aqueles que precisam superar a barreira de falar um novo idioma, a iniciativa conta atualmente com o apoio de 12 voluntários e atende 250 alunos. Inclusive, a ideia inicial, que seria realizar as aulas apenas uma vez por semana com uma única turma, teve que ser ampliada devido ao grande número de inscrições. Atualmente, são quatro classes com lições semanais de uma hora e meia.

O curso terá a duração de quatro meses e as turmas são divididas entre os níveis básico e intermediário, a fim de proporcionar à comunidade lusófona a melhor oportunidade de aprender a língua.

Sobre as dificuldades dos alunos, o responsável pela ação, Pedro Bracchi, conta que a maioria que inicia nas classes não fala nem o básico e outros ainda estão se adaptando ao país. “O fato das aulas serem gratuitas permite que eles façam, no presente, aquilo que poderiam estar planejando só para daqui a algum tempo. Então, realmente, é um avanço, já que um ensino desse tipo custa bem caro por aqui”.

“Notamos um empenho da parte deles [os estudantes]. Sempre fazem os deveres de casa e demonstram muita gratidão por essa chance”, finaliza Pedro.

Aberto a todas as faixas etárias, o curso oferece gratuitamente o material das aulas no formato impresso. No módulo inicial, os participantes aprendem a escrever e pronunciar bem o idioma no dia a dia, enquanto no intermediário, o foco do conteúdo é no aperfeiçoamento da escrita e no enriquecimento do vocabulário. Sendo que, nos dois níveis, os voluntários trabalham muito a conversação, deixando o aprendizado ainda mais dinâmico.

“Estou aqui não faz muito tempo, então estou muito travada. Fico procurando na internet um pouco aqui, um pouco ali, e acabo confundindo. E aqui, a gente tem tranquilidade. A professora é bem aberta, fala bastante em francês e isso é muito bom, porque acabamos tendo mais contato com a língua. Estudando sozinho não sabemos se estamos fazendo certo ou não, e aqui temos o auxílio da instrutora, do pessoal do curso também. Pra mim está sendo ótimo”, relata Viviane Lima.

imagem do author
Colaborador

UNIcom