Rede aleluia
Universal na Ucrânia: Uma Universidade da Fé
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 30 de Agosto de 2018 - 00:05


Universal na Ucrânia: Uma Universidade da Fé

Trabalho realizado no país ajuda milhares de pessoas

Universal na Ucrânia: Uma Universidade da Fé

John* foi condenado à prisão perpétua e estava detido havia mais de 40 anos, quando conheceu a Universidade da Fé. Ele já não tinha esperança de conquistar coisa alguma em sua vida, mas as palavras vivas da Bíblia o fizeram mudar seu ponto de vista. Foi quando decidiu buscar o maior objetivo que um homem pode ter: a Salvação de sua alma.

Isso aconteceu após o detento receber as visitas do grupo de evangelizadores da Universal, que mensalmente viajam até a penitenciária de detenção perpétua. John, muçulmano, foi apresentado ao Deus que não conhecia ainda. O homem aceitou entregar-se ao Senhor Jesus, foi batizado nas águas e encontrou uma paz que há décadas não sentia. Mais do que isso: ele descobriu um motivo pelo qual viver.

Essa é a Universidade da Fé, conforme explica o Pastor Tiago Casagrande, responsável pelo trabalho da Universal realizado na Ucrânia: “É como o Bispo Edir Macedo sempre fala, ele não abriu mais uma igreja, mas uma universidade que ensina as pessoas a usarem essa fé”.

Como John, milhares de outras pessoas têm sido auxiliadas pelas iniciativas dessa Universidade, cujo principal livro didático é a Bíblia. Com essa leitura, os alunos aprendem a utilizar sua fé de maneira eficiente. A Universal, por meio de seus voluntários, leva os ensinamentos bíblicos a presídios, hospitais e aonde existe alguém sofrendo, mesmo que seja nas ruas.

“O trabalho que fazemos é levar essas pessoas a uma nova vida. Não importa o lugar, se existem pessoas sofrendo nós iremos atrás, e, graças a Deus, muitas portas têm sido abertas aqui na Ucrânia”, afirma o Pastor Casagrande.

Assista ao vídeo abaixo e veja como é a visita da Universal aos presídios ucranianos.

Alcançando a todos

A Universal chegou à Ucrânia há 13 anos e, atualmente, está presente em quatro cidades: Kiev (a capital), Pereslávia, Bila Tserkva e Carcóvia (onde a igreja foi inaugurada em abril de 2018). São seis igrejas e três núcleos de oração espalhados pelo território ucraniano, atuando com diferentes seguimentos da sociedade.

O de evangelização, por exemplo, vai às ruas todos os sábados e domingos – e até mesmo em alguns dias da semana – com a missão de apresentar o Senhor Jesus aos ucranianos. Já o Força Jovem Universal (FJU) ajuda os jovens a refletirem sobre suas atitudes e seus futuros, auxiliando-os a tomarem decisões baseados nos ensinamentos cristãos.

“Temos também o trabalho social com o grupo Calebe que faz um trabalho recreativo com os idosos durante todo o ano”, explica o Pastor Casagrande. “No verão fazemos atividades ao ar livre e, através desse trabalho, temos conseguido alcançar muitos idosos que estão sofrendo”.

Os trabalhos da EBI e do FTU também existem na Ucrânia, levando a Palavra de Deus aos pequenos.

São diferentes frentes para alcançar todos os tipos de pessoas. Na Ucrânia, questões como vícios, doenças e problemas familiares se apresentam com muita frequência. E somente Deus é capaz de trazer a solução para todos eles.

A cura para todos os males

A maior parte da população ucraniana segue a religião ortodoxa. De acordo com o pastor da região, apenas entre 1% e 3% dos ucranianos são cristãos protestantes. Mesmo assim, a Universal apresenta a Palavra de Deus a todos e a mudança positiva na vida de várias pessoas é o que atrai a atenção de seguidores de outras religiões.

Uma dessas mudanças ocorreu na vida de Oleg (foto ao lado, com a família). Antes de chegar à Universal ele estava em um casamento infeliz, em grande parte por seu vício em álcool. Além desse problema, ele era acostumado a mentir e perdia muito dinheiro em máquinas caça-níqueis.

“Aos 15 anos comecei a fumar. No exército meus amigos começaram a me convidar para usar drogas injetáveis. Eu usei ópio, papoula, entre outras. Vivi durante um ano sob a influência de tais drogas”, relembra Oleg. “Eu estava no exército, depois me casei e tive um filho e depois que conheci a minha esposa parei de usar drogas, mas comecei a beber. Ou seja, mudei de um estado ruim para outro”.

A mudança definitiva só aconteceu quando ele conheceu o poder de Deus, capaz de libertá-lo de qualquer vício. Hoje sua família é feliz.

Veja, nas imagens abaixo, como é o trabalho da Universal no país.

A Universal está presente na Ucrânia há 13 anos.
No país atuam grupos como Calebe, Evangelização e Força Jovem Universal.
A missão é levar a Palavra de Deus a essas pessoas.
Para isso os evangelizadores trabalham todos os dias da semana.
Atualmente a Universal está presente em quatro cidades ucranianas.
 

 

*O nome do detento foi alterado para preservação de sua identidade


Universal na Ucrânia: Uma Universidade da Fé
  • Andre Batista / Imagens: Cedidas 


reportar erro