Universal inaugura templo na Liberdade

O primeiro encontro no local ocorreu em 27 de agosto e reuniu mais de 200 pessoas

Imagem de capa - Universal inaugura templo na Liberdade

Mais de 200 pessoas se reuniram na rua Barão de Iguape, 159, na região central de São Paulo, para a inauguração, no último dia 27 de agosto, da primeira Universal no bairro da Liberdade, um dos mais tradicionais da cidade. O encontro foi ministrado pelo o bispo Edson Costa.

“Nesta terra foi derramado muito sangue inocente. Esse lugar foi um lugar de atrocidades, de mortes. Mas hoje estão sendo abertas as portas dos céus, para que a história desse bairro se modifique pela fé no Senhor Jesus”, disse o bispo.

Para ilustrar a importância de levar a Palavra de Deus àquela região, ele relembrou aos presentes o passado do bairro hoje chamado de Liberdade. Em 1604, o governo brasileiro transferiu a forca que ficava na rua Tabatinguera, na Sé (centro de São Paulo), para o Bairro da Pólvora. Ali, muitos escravos passaram a ser punidos com a morte, assim como muitos criminosos e até mesmo soldados que entrassem em alguma divergência com o governo. A área, até então conhecida por abrigar uma fábrica de pólvora, passou a ser chamada de Largo da Forca.

Durante 287 anos o local condenou centenas de pessoas à morte pelos mais diferentes motivos. Essa história aterrorizante teve fim em 1891, quando a pena de morte deixou de ser executada ali. Nesse ano, o Largo da Forca adotou oficialmente o nome pelo qual muitos já o chamavam: Liberdade.

A chegada da liberdade

O bispo Edson contou que o nome do bairro surgiu quando um homem se salvou da execução na forca, mas não da morte. Na primeira tentativa de cumprir a sentença, a forca arrebentou. Uma nova forca foi feita, mas novamente arrebentou. A população que assistia à cena gritava: “Liberdade! Liberdade!” Os pedidos não foram atendidos e o homem morreu a pauladas. “Enquanto aquele homem morria, o povo clamava por liberdade. O povo não aguentava mais aquele espírito de escravidão.”

Desde aquela época, a opressão e a angústia se fazem presentes na vida de muitos na região. Por isso, por muitos anos, a Universal trabalhou para que uma igreja fosse aberta naquele local.

O novo templo acomoda 200 pessoas e está num local de fácil acesso, mesmo que as pessoas escolham ir de ônibus ou de metrô. No andar superior, duas salas comportam a Escola Bíblica Infantojuvenil (EBI).

O bispo Edson realizou orações consagrando o prédio e os pastores que serão responsáveis pelo novo templo, Emerson Watanabe e Paulo Yamamoto. Eles contarão com o auxílio do pastor José Nivaldo Kobayashi, um dos responsáveis pela implantação da Universal no Japão, na década de 1990.

Para o pastor Yamamoto, abrigar a Universal é um passo importante na história do bairro. “Com a chegada da Universal abrimos a possibilidade para que todos possam se aproximar de Deus. Teremos reuniões diárias para levar a Palavra de Deus a todos. Faço das palavras do bispo Edson as minhas: as portas do céus foram abertas na Liberdade.”

As reuniões na rua Barão de Iguape, 159, serão realizadas diariamente, de manhã, à tarde e à noite. Existem planos para que, em breve, também aconteçam encontros no idioma japonês.

imagem do author
Colaborador

Por André Batista / Fotos: Demetrio Koch