Universal de Portugal presta assistência durante pandemia do coronavírus

Apesar dos moradores não poderem circular pelas ruas, voluntários possuem documento que permite toda essa movimentação

Imagem de capa - Universal de Portugal presta assistência durante pandemia do coronavírus

Por conta deste período crítico que o mundo está passando, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), e como forma de amenizar os efeitos causados por ele, voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP)/Coração Universal, de Portugal, tem levado apoio necessário às pessoas que mais precisam de socorro durante essa fase.

Recentemente, o grupo ajudou cerca de 120 pessoas abrigadas provisoriamente no Pavilhão Desportivo Vistoso, em Areeiro, zona central de Lisboa, capital do país.

Segundo o Pastor Francisco Silva, responsável pelo grupo UNP, o pedido partiu da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Na oportunidade, foram doados mais mil produtos para a montagem de kits de higiene e cerca de 300 peças de roupas novas, entre elas, masculinas e femininas.

Apesar de estar proibida a circulação das pessoas pelas ruas, em decorrência da pandemia, o Pastor Francisco possui o livre acesso às localidades por conta de um o curso de capelão – que o permite prestação de socorro – e uma autorização da advogada, essa também estendida aos voluntários, concedendo também a eles a oportunidade de realizar o trabalho social.

Assista ao vídeo abaixo e confira como foi essa ação:

Socorro necessário

De acordo com o Pastor, recentemente, o grupo também prestou assistência em Barreiro, cidade portuguesa no Distrito de Setúbal. O pedido de ajuda chegou por meio do número de telefone do SOS Universal. Na oportunidade, foram levados alimentos a uma família composta por pai, mãe e dois filhos.

Os voluntários também estiveram presentes em Almada (Distrito de Setúbal), onde ajudaram um homem com deficiência física. Na ocasião, o estado de saúde dele era preocupante, pois ele estava havia 5 dias sem acesso à comida, apenas se alimentando de sopa e água. Inclusive, no dia, ele disse que havia feito uma oração a Deus entregando a sua vida e que se não fosse a ajuda dos voluntários naquele momento, certamente, não passaria daquele dia, devido à fome.

O grupo também distribuiu alimentos a uma família em situação crítica na cidade de Rio de Mouro, uma freguesia portuguesa do concelho de Sintra.

Ao passar pelas três cidades, o UNP/Coração Universal percorreu mais de 100 quilômetros. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, eles não esmoreceram e levaram o auxílio necessário a quem precisava.

Se você quer saber mais sobre as ações que a Universal tem realizado em todo o País e no mundo, clique aqui.

(*) Com informações da Universal de Portugal

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo grupo UNP/Coração Universal