Universal da África do Sul doa 10 toneladas de alimentos para salvar 613 famílias da fome

Arrecadação continua para atender outros famintos; metade dos sul-africanos vive na pobreza. Saiba mais

Imagem de capa - Universal da África do Sul doa 10 toneladas de alimentos para salvar 613 famílias da fome

Os programas sociais mantidos pela Igreja Universal do Reino de Deus na África do Sul já arrecadaram 10 toneladas de alimentos não perecíveis para alimentar, emergencialmente, 613 famílias carentes, em diversas províncias do país.

Em todas nações alcançadas pela pandemia, a população carente é a que mais sofre com o chamado lockdown (bloqueio em inglês), que representa a paralisação de cidades, impedindo toda a atividade econômica local.

Além das cestas básicas, a Universal sul-africana produziu e está distribuindo um folheto explicativo com formas de prevenção à Covid-19.

Embora a África do Sul seja o país mais industrializado do continente, mais da metade dos sul-africanos vive na pobreza, segundo o Instituto Sul-Africano de Relações Raciais (IRR). O desemprego também é alarmante, em que 27,1% da população está sem emprego.

Para o responsável pela Universal no país, Marcelo Pires, muitas famílias estão necessitando de doações de alimentos, pois não têm renda alguma para comprar comida.

“Estamos nos mobilizando para ajudar as pessoas que ficaram impossibilitadas de trabalhar. Algumas perderam o emprego como consequência da pandemia, e outros milhares que tinham um trabalho informal, estão impossibilitados até mesmo de prover suas famílias. Sem contar com os idosos, que dependiam da ajuda de familiares e amigos, mas no momento estão em confinamento, sem nenhum auxílio”, relata.

Quando os voluntários dos programas sociais chegaram na residência da vendedora ambulante Joyce Khoza, ela se encontrava desesperada pois não sabia como sustentaria as cinco pessoas que moram em sua casa.

“Na noite passada, fizemos a nossa última refeição e não tínhamos mais nada para comer. Estou surpresa com o recebimento desses alimentos e em paz por saber que agora não irei dormir sem ter nada para comer”, conta.

Não foi diferente na casa de Margret Diphaphang, de 62 anos, os voluntários se depararam com uma geladeira cheia de garrafas com água e um pouco de pão, que ainda lhe restava para comer.

Confinada em casa, ela não tem como receber a ajuda. Após receber a doação de alimentos, a idosa ficou contente e disse que duvidava que receberia ajuda de alguém.

UNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal

imagem do author
Colaborador

UNIcom