Universal: 44 anos e com a mesma fé segue desbravando

Imagem de capa - Universal: 44 anos e com a mesma fé segue desbravando

A Universal completa 44 anos neste mês. A data exata de sua criação é 9 de julho de 1977 e nos remete ao seu início, quando o Bispo Edir Macedo pregava a Palavra de Deus em um coreto, na praça Jardim do Méier, na zona norte do Rio de Janeiro. Na ocasião, ele usava um microfone, um pequeno teclado, uma caixa de som e o mais importante: uma Bíblia. Nela é que foi fundamentada toda a base para o que a Universal é hoje.

Desde o início, o caminho a ser trilhado teve obstáculos. Quando o número de pessoas para assistir às pregações aumentou na praça, houve necessidade de mudança para que a Igreja ocupasse um local que pudesse abrigar a todos que procurassem ouvir a Palavra de Deus. Essa conquista, assim como as outras que viriam depois dela, não foi fácil.

O primeiro local a sediar a Universal foi uma antiga funerária que ficava no bairro da Abolição, no Rio de Janeiro, e só pôde ser usado porque a mãe do Bispo Macedo tornou-se a fiadora, empenhando o seu apartamento para que o negócio pudesse ser realizado.
De lá para cá, com o passar do tempo, a instituição cresceu e está presente em mais de 130 países em todo o mundo. O crescimento

envolveu muita luta de quem sempre acreditou no Senhor Jesus para alcançar os objetivos traçados pela Universal. Quando o seu crescimento foi percebido e visto como uma ameaça, a instituição passou a ser atacada e perseguida. Grandes redes de televisão e de jornais fizeram campanhas e reportagens divulgando fake news (notícias falsas) contra a Universal.

O Bispo Macedo chegou, inclusive, a ser preso em virtude delas, mas a verdade prevaleceu e a Igreja continuou se expandindo, sempre contando com a força de seus milhares de fiéis, voluntários, pastores e bispos, espalhados em cada canto do planeta, para continuar a missão de ensinar a Fé inteligente, sempre com o objetivo principal de ganhar almas para o Reino de Deus.

Diante disso, o trabalho da Universal se expandiu em vários aspectos. A instituição marca presença em presídios, levando sempre palavras de consolo e conforto para quem perdeu a liberdade e possa ser ressocializado quando ganhá-la. Na mesma linha, o Universal Socioeducativo está presente nas instituições que recebem menores para ações socioeducativas. Pastores e voluntários visitam esses locais para levar a Palavra de Deus a muitos adolescentes, jovens e adultos aflitos.

Inúmeros outros programas sociais foram criados pela Universal, em áreas diversas, com projetos voltados aos idosos, às crianças (como a Escola Bíblica Infantil), aos jovens, aos enfermos, aos dependentes químicos e a tantos que sofrem neste mundo, como aqueles que têm depressão, por exemplo. Esses são só alguns dos projetos que preenchem, muitas vezes, lacunas em que a sociedade tem carências.

Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, com diversas pessoas em dificuldades financeiras, perdendo o emprego e com milhares chegando a passar fome, a Universal não poupou esforços para ajudar a quem mais precisa. No início de março de 2021, em uma corrente de ajuda e solidariedade, 17 mil cestas básicas foram entregues no Brasil, por meio do UniSocial. Mais de 58 mil pessoas se beneficiaram da ação. Uma vez por mês o grupo repete essa iniciativa em todo o Brasil.

Contudo, por mais que tenha crescido e tenha uma estrutura muito além do microfone e do teclado que o Bispo Macedo usava naquele coreto de 1977, a Fé tem sido a mesma motivadora do início. Ela, aliada à Palavra de Deus, é capaz de inspirar o impossível e fazer coisas extraordinárias. Muitas décadas ainda virão.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty images