Rede aleluia
Universal: 44 anos e com a mesma fé segue desbravando
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 11 de Julho de 2021 - 00:05


Universal: 44 anos e com a mesma fé segue desbravando

Universal: 44 anos e com a mesma fé segue desbravando

A Universal completa 44 anos neste mês. A data exata de sua criação é 9 de julho de 1977 e nos remete ao seu início, quando o Bispo Edir Macedo pregava a Palavra de Deus em um coreto, na praça Jardim do Méier, na zona norte do Rio de Janeiro. Na ocasião, ele usava um microfone, um pequeno teclado, uma caixa de som e o mais importante: uma Bíblia. Nela é que foi fundamentada toda a base para o que a Universal é hoje.

Desde o início, o caminho a ser trilhado teve obstáculos. Quando o número de pessoas para assistir às pregações aumentou na praça, houve necessidade de mudança para que a Igreja ocupasse um local que pudesse abrigar a todos que procurassem ouvir a Palavra de Deus. Essa conquista, assim como as outras que viriam depois dela, não foi fácil.

O primeiro local a sediar a Universal foi uma antiga funerária que ficava no bairro da Abolição, no Rio de Janeiro, e só pôde ser usado porque a mãe do Bispo Macedo tornou-se a fiadora, empenhando o seu apartamento para que o negócio pudesse ser realizado.
De lá para cá, com o passar do tempo, a instituição cresceu e está presente em mais de 130 países em todo o mundo. O crescimento

envolveu muita luta de quem sempre acreditou no Senhor Jesus para alcançar os objetivos traçados pela Universal. Quando o seu crescimento foi percebido e visto como uma ameaça, a instituição passou a ser atacada e perseguida. Grandes redes de televisão e de jornais fizeram campanhas e reportagens divulgando fake news (notícias falsas) contra a Universal.

O Bispo Macedo chegou, inclusive, a ser preso em virtude delas, mas a verdade prevaleceu e a Igreja continuou se expandindo, sempre contando com a força de seus milhares de fiéis, voluntários, pastores e bispos, espalhados em cada canto do planeta, para continuar a missão de ensinar a Fé inteligente, sempre com o objetivo principal de ganhar almas para o Reino de Deus.

Diante disso, o trabalho da Universal se expandiu em vários aspectos. A instituição marca presença em presídios, levando sempre palavras de consolo e conforto para quem perdeu a liberdade e possa ser ressocializado quando ganhá-la. Na mesma linha, o Universal Socioeducativo está presente nas instituições que recebem menores para ações socioeducativas. Pastores e voluntários visitam esses locais para levar a Palavra de Deus a muitos adolescentes, jovens e adultos aflitos.

Inúmeros outros programas sociais foram criados pela Universal, em áreas diversas, com projetos voltados aos idosos, às crianças (como a Escola Bíblica Infantil), aos jovens, aos enfermos, aos dependentes químicos e a tantos que sofrem neste mundo, como aqueles que têm depressão, por exemplo. Esses são só alguns dos projetos que preenchem, muitas vezes, lacunas em que a sociedade tem carências.

Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, com diversas pessoas em dificuldades financeiras, perdendo o emprego e com milhares chegando a passar fome, a Universal não poupou esforços para ajudar a quem mais precisa. No início de março de 2021, em uma corrente de ajuda e solidariedade, 17 mil cestas básicas foram entregues no Brasil, por meio do UniSocial. Mais de 58 mil pessoas se beneficiaram da ação. Uma vez por mês o grupo repete essa iniciativa em todo o Brasil.

Contudo, por mais que tenha crescido e tenha uma estrutura muito além do microfone e do teclado que o Bispo Macedo usava naquele coreto de 1977, a Fé tem sido a mesma motivadora do início. Ela, aliada à Palavra de Deus, é capaz de inspirar o impossível e fazer coisas extraordinárias. Muitas décadas ainda virão.


Universal: 44 anos e com a mesma fé segue desbravando
  • Redação / Foto: Getty images 


reportar erro