Unisocial presta assistência à comunidade carente na Libéria

País está entre os dez mais pobres do mundo, aponta pesquisa

No último sábado (7), o Unisocial proporcionou um momento especial para os moradores da comunidade de Trench Town, localizada em Monróvia – capital e maior cidade da Libéria. Na ação realizada, voluntários distribuíram refeições e ofereceram, gratuitamente, serviços na área da saúde e beleza à população carente.

A Libéria está entre os dez países mais pobres do mundo, segundo a lista publicada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2022.

O líder da comunidade Trench Town, Bonu Brown, de 65 anos, relatou que além das doações e da assistência prestada, receber uma palavra de ânimo e fé trouxe a todos conforto e esperança. “Esse evento ajudou muito nossa comunidade. Vocês são bem-vindos para retornar aqui quantas vezes quiserem”, disse sorrindo.

“Trench Town é uma das mais pobres comunidades em Monrovia, onde a maioria das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza e, dificilmente, conseguem ter sequer uma refeição diária ou até mesmo uma casa para chamar de lar. Jovens e adultos, para sobreviver, se entregam às drogas, prostituição, roubos e várias atividades criminais”, explica Wilton Macedo, responsável pela ação.

Além das refeições, os voluntários do programa social realizaram aferição de pressão, corte e trança de cabelo para jovens e crianças.

“Foi a primeira vez que participei de um evento como esse no meu país. Pude ver como as pessoas estavam alegres, pois ainda não tinham visto alguém chegar na comunidade cozinhar, socializar, interagir, cortar e fazer o cabelo delas somente pelo amor. Foi totalmente diferente, uma vez que essas pessoas lutam diariamente para tentar ter um prato de comida”, relata a voluntária Alice Sakpa, 52 anos.

A Libéria está localizada na África Ocidental e faz fronteira com a Serra Leoa e Guiné. O país tem 0,480 como valor do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

imagem do author
Colaborador

UNIcom