Uma pedra no passado

Independentemente do que você fez ou do que o levou ao seu distanciamento de Deus, você pode recomeçar. Entenda como proceder

Imagem de capa - Uma pedra no passado

Quem nunca ficou apegado a algo que aconteceu no passado, ainda que tenha sido por um curto período de tempo? Se você já passou por isso, sabe que os pensamentos costumam ficar agitados e é comum repassar cada atitude tomada e avaliar o que poderia ter sido feito de modo diferente, não é mesmo?

A questão é que remoer o passado é como usar uma corrente que faz a pessoa ficar presa e não consiga olhar para a frente nem enxergar solução para os seus erros. Isso pode ocorrer em relação a várias questões da vida, como na área profissional, amorosa e até mesmo na espiritual, ou seja, no relacionamento com Deus.

Hoje existem muitas pessoas que estão distantes do Criador e da fé e ausentes da Sua Igreja por situações que aconteceram no passado, como mágoas, erros, desentendimentos com outros membros, cobranças externas, problemas, esfriamento espiritual, injustiças e pecados, entre outros. Contudo, depois de perceberem que abandonar a fé não era a melhor escolha, elas se viram sozinhas, longe do Senhor. Algumas se arrependem ou sentem vergonha da escolha que fizeram, mas acham que não têm possibilidade de recomeçar a vida com o Altíssimo. Elas, porém, estão enganadas: Deus deseja e aguarda que todos se voltem para Ele, pois o mal é o único que quer ver alguém perdido.

Como mudar o passado?
O passado não pode ser mudado, mas pode ser usado como experiência e impulso para o aprendizado e a transformação. Isso pode ser confirmado na Palavra de Deus, em 1 João 1.9, que descreve: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados, e nos purificar de toda a injustiça”. Ou seja, independentemente do que foi feito no passado, o presente pode ser diferente, desde que o arrependimento sincero e a mudança aconteçam.

Uma Pedra Branca
A misericórdia e a disposição para perdoar vindas da parte de Deus-Pai podem ser compreendidas a partir da passagem bíblica de Apocalipse 2.17, em que Deus-Filho afirma que: “(…) e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”.

Em uma reunião no Templo de Salomão, em São Paulo, realizada em 14 de janeiro, o Bispo Renato Cardoso comentou que Jesus usou essa narrativa simbólica porque naquela época era comum que, em tribunais, uma pedra branca fosse dada como prova de absolvição para o acusado. “Essa pedra branca é o perdão, a absolvição do erro de quem se arrepender diante dEle. É uma oportunidade de começar uma nova história”, disse. Isso explica o “novo nome” escrito na pedra.

Quando uma pessoa quer recomeçar sua vida, é comum que ela faça mudanças em algumas áreas, tente mudar a identidade e até mesmo mude o local de moradia. O Senhor Jesus, entretanto, possibilita esse recomeço sem precisar de nada disso, pois, com Ele, basta uma transformação interior. “Jesus é essa pedra branca que pode mudar a história e dar um novo nome a todos que reconhecem que precisam mudar, ter sua história reescrita ou restituída por Ele”, acrescentou o Bispo.

PARTICIPE
Na Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15.11-32), Jesus mostra como Deus-Pai age com aqueles filhos que em algum momento quiseram seguir suas vidas longe dEle, mas que se arrependeram e voltaram aos braços dEle. Assim como o pai que acolheu o filho com alegria e sem julgamento, todos serão acolhidos de novo por Deus, como está escrito em Isaías 43.25 (Nova Versão Internacional): “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados”. A misericórdia de Deus é verdadeira e pode ser obtida por meio do arrependimento sincero.

E se você, caro leitor, está na mesma situação que o filho pródigo, saiba que é possível se encontrar com o Pai novamente: Ele o receberá de braços abertos e colocará uma pedra em seu passado para que você deixe os erros para trás e siga em frente.

Pensando nas pessoas que estão presas ao passado e afastadas da fé, a Universal realizará o propósito Domingo da Pedra sobre o Passado, no dia 28 de janeiro, em todo o Brasil. O objetivo é ajudar todos que precisam esquecer o passado e avançar, como orienta a passagem em Filipenses 3.13-14: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo […]”.

Participe desse propósito e deixe o passado para trás.

Lembre-se, porém, que você não precisa esperar até o dia 28 para começar sua mudança. A misericórdia de Deus pode alcançá-lo a qualquer momento e onde você estiver. Aproveite essa oportunidade.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: divulgação