Uma nova veste e um novo tempo

A Vigília das Vestes Velhas, que aconteceu na sexta-feira, 18 de novembro, reuniu mais de meio milhão de pessoas em todo o Brasil. Saiba como foi

Uma veste velha e o desejo de recomeçar: foi assim, munidas de uma peça de roupa e de uma decisão, que mais de 500 mil pessoas em todo o Brasil participaram da Vigília das Vestes Velhas, na sexta-feira, 18 de novembro. Com início às 23 horas, o encontro, que adentrou a madrugada, reuniu obreiros, colaboradores, levitas, pastores, esposas de pastores e membros da Universal. Algumas pessoas, que estavam afastadas da Presença de Deus, agarraram a chance de retornar à Casa do Pai; outras, ainda que não tenham se afastado de forma física da Igreja, tiveram a oportunidade de estreitar ainda mais seu relacionamento com Deus.

Em São Paulo, o encontro foi conduzido pelo Bispo Renato Cardoso e pelo Bispo Júlio Freitas, no Templo de Salomão. Como forma de representar uma vida velha, os participantes foram orientados a levar uma peça de roupa velha à reunião e, ao rasgá-la durante a Vigília, eles dariam início a uma nova fase em suas vidas.

No encontro, o Bispo Renato compartilhou a história do filho pródigo, descrita em Lucas 15. O relato apresenta o caso de um filho que pede ao pai sua parte da herança e vai para terras distantes, mas volta para casa depois de gastar tudo o que tinha. Segundo o Bispo, “aquele jovem chegou cabisbaixo, carregado de culpa e vergonha”, mas seu pai tinha outros planos para ele. A chave para ele ter voltado para casa foi ter reconhecido que pecou contra os céus e contra o pai.

Essa é a primeira atitude para quem busca uma mudança de vida, como o Bispo observou: reconhecer que errou com Deus e com as pessoas. “Deus está aqui, hoje, para mudar a sua história e aquilo que era motivo de tristeza para você. Como o filho pródigo, hoje você começa a se alegrar”, determinou.

MIGALHAS DE PÃO
O Bispo ainda citou um trecho do Salmo 109 para esclarecer que há pessoas que se vestem de maldição como se vestissem uma roupa. Assim, “muitas pessoas estão vivendo suas vidas como se estivessem vestidas de maldição. Quando a pessoa ama o pecado, quando ela escolhe fazer a própria vontade, ela está escolhendo a maldição”, destacou o Bispo, que continuou: “quando a Palavra de Deus entrar em você, Ele vai formar uma nova pessoa em você, com novos pensamentos e uma nova visão de si mesmo e do mundo. A Palavra vai fazer de você o que você nem sonha ainda, o que nem consegue imaginar”.

A Bíblia fala ainda da mulher cananeia (Mateus 15), uma estrangeira cuja filha estava endemoniada e que, ao ouvir falar do Senhor Jesus, saiu à Sua procura. Ao pedir socorro, ela ouviu do Senhor Jesus que não seria bom tomar o pão dos filhos e dá-lo aos cachorrinhos, uma menção clara de que Ele tinha vindo primeiro para os Seus, para os escolhidos. A resposta dEle provocou a Fé daquela mulher. Em vez de se intimidar, ela insistiu e disse: “também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores” (Mateus 15.27). Dessa forma, ela teve seu desejo atendido.

 

Como a mulher cananeia, o Bispo lembrou que muitas pessoas chegam à Igreja em busca de um milagre, mas não se esforçam para conhecer o Abençoador, ou seja, não se dão conta de que uma bênção é apenas uma pequena amostra de Quem é Deus e perdem a chance de se aproximar dEle: “o Pão dos filhos é o Novo Nascimento, que é o Espírito Santo, o Pão que desceu dos céus. É o Senhor Jesus dentro de nós”.

VIDA NOVA
Dirigindo-se aos servos, o Bispo Júlio Freitas compartilhou reflexões sobre o versículo de João 5.25. A referência bíblica contempla pontos importantes para os servos, pois mostra que “agora” é o momento de propagar a Palavra de Deus para que os que estão “mortos” espiritualmente encontrem Vida.

Em outras palavras, o papel do servo é justamente levar Vida por meio do Evangelho. “Você é uma fonte se você conhece o Pai, se tem o Espírito do Pai, que é o Espírito Santo”, disse.
Ele ainda observou que muitas pessoas acabam se excluindo da Obra de Deus porque pensam que não têm idade ou conhecimento ou pelo pouco ou muito tempo de Igreja.

“Estamos vivendo um tempo que nenhuma outra geração viveu, em que as profecias que antecedem a volta do Senhor Jesus são evidentes e o último sinal de que o Senhor Jesus está voltando é a apostasia”, alertou.

TUDO DIFERENTE
A secretária Jussara Rosa de Jesus, (foto acima) de 23 anos, está na Universal há 20 anos, cinco deles como obreira. Sobre o encontro, ela afirmou que a Palavra que mais chamou sua atenção foi sobre a mulher cananeia: “as migalhas, que representam as ‘bênçãos’, não se comparam ao Pão, que representa o Próprio Senhor Jesus, que é Quem devemos dar prioridade. Outro momento marcante foi quando rasgamos as vestes velhas, que representavam nossa velha vida, as velhas atitudes. Por vezes, acumulamos maus hábitos e coisas que tiram o nosso foco do que realmente importa e esse foi o momento de deixar tudo para trás e passar a tomar novas decisões”, pontuou. Ela acrescentou que “no caso do resgate dos que um dia saíram da Presença de Deus, foi um momento de reconciliação, pois não existe ex-filho”.

Foi o que aconteceu com o corretor de imóveis Marlon Júnior de Oliveira, (foto ao lado) de 33 anos, há cinco anos. Ele, que chegou à Universal ainda garoto, se afastou da Presença de Deus aos 19 anos. “Cheguei a ser um obreiro ativo, de Fé, mas comecei a levar as coisas no automático: achava que não precisava mais orar nem ler a Bíblia. Assim, fui deixando as coisas de Deus para lá”, disse. “Conheci os vícios e só conseguia dormir à base de bebidas”, recordou. Pelo Instagram, Marlon conheceu o Grupo do Resgate e voltou para a Igreja. “Hoje estou bem e ajudo outras pessoas”, concluiu.

 

 

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Demetrio Koch e cedidas