Uma escola para a vida
Transmitido aos sábados, ao meio-dia, na Record, o programa mostra como as aulas revolucionaram a maneira como o amor é visto, aprendido e vivido
Tudo começou às 15 horas do dia 19 de setembro de 2011, durante uma transmissão de TV, com uma dança a dois ao som de uma música romântica. Naquele momento, os telespectadores da IURD TV (hoje, TV Universal) conheceram os professores do amor inteligente, Renato e Cristiane Cardoso, e participaram da primeira aula do programa The Love School – A Escola do Amor.
Por que uma escola?
Há escolas e cursos para qualquer formação que desejarmos, mas, até 2011, não havia uma escola focada em ensinar sobre o amor e as nuances das relações. “As pessoas têm se casado, têm se unido, mas não têm tido as ferramentas, as instruções e os conhecimentos necessários para fazer o amor frutificar”, disse Renato na estreia do programa. Ele ainda acrescentou: “Vamos tratar nesse programa das coisas que você talvez não saiba como fazer para poder expressar o amor e evitar que situações circunstanciais da vida a dois venham a entrar no meio de vocês e separá-los”.
Ampliando a sala de aula
Cativar alunos em uma sala de aula não é tarefa fácil, mas, com um casamento sólido e uma vasta experiência em aconselhamento matrimonial em diferentes países, os professores do amor inteligente cativaram seus alunos com dicas práticas, exemplos pessoais e uma linguagem simples de compreender.
Por isso, em 19 de novembro do mesmo ano, o programa The Love School – A Escola do Amor passou a ser transmitido aos sábados, ao meio-dia, na Record. Desde então, alunos de todo o Brasil – e de outros 150 países, por meio da Record Internacional – ganharam a oportunidade de obter mais conhecimento, reconstruir relacionamentos ou iniciar um relacionamento da maneira certa. Hoje, além da televisão, ainda é possível acompanhar o programa pelo R7, pelo Facebook, pelo YouTube oficial do programa e por meio das plataformas Univer Vídeo e Record Plus.
Derivado do programa, o Minuto do Casamento também faz parte da programação da Record e oferece dicas práticas de 60 segundos. Há ainda a Escola do Amor Responde, programa transmitido no rádio pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, quando os professores respondem a perguntas dos alunos e lhes dão dicas preciosas.
Quem são os professores?
Renato e Cristiane Cardoso se casaram em 1991. Nos primeiros 12 anos de casamento, enfrentaram muitos problemas que quase os levaram ao divórcio, mas aprenderam a lidar com os desafios e a superá-los. Desde então, eles passaram a ensinar outros casais (além de solteiros) a identificarem as verdadeiras raízes por trás dos problemas e a reescrever a vida amorosa, com base
no amor inteligente.
Depois de anos aconselhando casais em diferentes países, Renato e Cristiane começaram a fazer palestras na Terapia do Amor, criaram o programa The Love School – A Escola do Amor, ministraram cursos, publicaram livros sobre o assunto e seguem ajudando solteiros e casados a blindarem seus relacionamentos.
Muito a aprender
Há 14 anos no ar, o The Love School – A Escola do Amor sempre oferece uma aula especial aos telespectadores, mas algumas se destacam, como: os programas de aniversário; a exibição dos melhores momentos da Caminhada do Amor; ações especiais, como a realizada na Avenida Paulista, abordando o tema relacionamento e entrevistando casais; a cobertura da Celebração dos Casamentos; as participações especiais, como quando o Bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, foram entrevistados; e datas marcantes, a exemplo das bodas de prata dos professores. A cada semana, um casal participa do programa para contar sua história de transformação a partir da aplicação das lições aprendidas com os professores e também na Terapia do Amor, que é realizada às quintas-feiras na Universal. Esses relatos também inspiram os temas discutidos no programa.
O sucesso do programa não é representado pelos recordes de audiência, nas mais de 700 aulas apresentadas, nos livros que se tornaram best-sellers ou nos eventos que atraem milhões de pessoas, mas em cada solteiro que se cura e se torna alguém disponível para viver um relacionamento saudável e em cada casamento que é restaurado quando as orientações dos professores são colocadas em prática.

Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo
