Uma carreta para salvar a vida de mulheres

Iniciativa da deputada Edna Macedo, com apoio da Universal, levou exames de mamografia e papanicolau a 200 mulheres, na zona leste de São Paulo

Imagem de capa - Uma carreta para salvar a vida de mulheres

Um carreta cor de rosa chamou a atenção de quem passava pelo bairro São Mateus, na zona leste de São Paulo, recentemente. O veículo, que funcionou como um verdadeiro laboratório ambulante, estava completamente equipado para que mulheres da região pudessem realizar exames de mamografia e colpocitologia oncológica, conhecido popularmente como Papanicolau.

A iniciativa, que atendeu mais de 200 mulheres foi da deputada estadual Edna Macedo (Republicanos), em parceria com a Universal. O projeto “Cuidando Delas – A prevenção não espera” levou o acesso à medicina a mulheres que nunca tiveram acesso aos exames. 

Como foi o caso de dona Maria do Carmo, de 66 anos, que nunca havia feito uma mamografia. “Eu nunca vi algo assim. É a primeira vez, com 66 anos, que eu vejo alguém ter cuidado com as pessoas”, disse ela em entrevista à Record TV.

Contudo, além das inúmeras “Marias” espalhadas por aí, que nunca realizaram o exame, há aquelas que deixaram de fazer seus exames preventivos por causa da pandemia de COVID-19.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, durante a pandemia, a procura por exames de mamografias caiu 75%. O exame é o responsável por detectar câncer de mama. 

A deputada Edna Macedo destacou à Record TV que sempre teve o sonho de levar o acesso aos exames e que “com a graça de Deus, o apoio dos amigos e apoio da Igreja Universal” pode realizar este sonho.

Ela ainda pontuou sobre a importância da realização dos exames. “Quando uma mulher faz um exame de mamografia ou um Papanicolau para prevenção de câncer de colo de útero, no momento que ela faz e acusa alguma célula maligna  já em andamento, ela tem, condições de ser recuperada, tem condições de melhorar sua vida, sua saúde e viver muitos anos”, disse a deputada. 

A apresentadora da Record TV também participou da ação e pontuou que é necessário “contar às mulheres que um espaço como este existe”. 

“Muitas vezes, as mulheres levam um, dois, três ou quatros anos para conseguir marcar um exame e aí, depois, chegam os outros problemas que é marcar o exame, conseguir realizar e que ele seja feito com excelência”, disse Hickman, que completou: “Através desta carreta muitas vidas serão salvas”.

Confira a reportagem feita pela Record TV:

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Reprodução